Anúncios

Geada fraca no amanhecer desta terça-feira em São Francisco de Paula | NILSON WOLFF

O Rio Grande do Sul teve um amanhecer de inverno nesta terça-feira (5) com registro de geada em algumas regiões. As mínimas, como era previsto, ficaram abaixo dos 10ºC em grande parte do território gaúcho. O amanhecer foi cerca de 5ºC a 6ºC mais frio do que a média histórica das mínimas do mês de outubro na maior parte das cidades do Estado.

Efeito de uma massa de ar frio que ingressou entre domingo e ontem. Com a menor nebulosidade e tempo aberto com céu claro em muitas áreas na madrugada, o resfriamento noturno foi favorecido e o dia teve início com muito frio para a época do ano.


As mínimas de hoje foram de 3,2ºC em Farroupilha, 3,4ºC em Quaraí, 3,6ºC em Canela, 4,1ºC em São Francisco de Paula, Pelotas, Bom Jesus e Gramado, 4,3ºC em Cambará do Sul, 4,4ºC em Caxias do Sul, 4,6ºC em Lagoa Vermelha, 5,2ºC em Livramento, 5,3ºC em São José dos Ausentes, 5,6ºC em Jaguarão, 5,9ºC em Dom Pedrito e Pinhal da Serra, 6,1ºC em Espumoso, 6,4ºC em Alegrete, 6,7ºC em Passo Fundo, 6,9ºC em Bagé, 7,1ºC em Bento Gonçalves, 7,2ºC em Santa Maria, e 7,3ºC em Alegrete e Cruz Alta. Na Serra do Sudeste, no Sul gaúcho, houve registro de marcas negativas em alguns pontos. Porto Alegre teve mínima de 9,6ºC. A capital gaúcha não tinha mínima de um dígito desde 2018 em outubro, quando fez 9,1ºC no dia 6.


Os efeitos da massa de ar frio se fizeram sentir no começo desta terça também no estado de Santa Catarina, especialmente no Planalto Sul que é a região de maior altitude. De acordo com dados da Epagri-Ciram, os termômetros indicaram hoje 1,3ºC em Urupema, 4,6ºC em Campo Belo do Sul e 4,8ºC em São Joaquim. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, registrou 3,9ºC.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas


A MetSul antecipa que as noites vão seguir frias no restante da semana no Rio Grande do Sul. Esta quarta começa mais uma vez com mínimas baixas em diversas localidades e o ar frio volta a se intensificar na quinta-feira, o que vai manter a temperatura baixa durante a noite nos próximos dias. Com instabilidade na Metade Norte, as menores mínimas na segunda metade desta semana ocorrerão no Sul gaúcho. Praticamente toda esta primeira metade de outubro, aliás, será marcada por temperatura abaixo da média no Rio Grande do Sul.

Anúncios