Anúncios

Chuva, vento e temperatura baixa marcaram o sábado em Porto Alegre que teve cara de inverno | Nilson Wolff

Olha, nem parecia um dia da segunda quinzena de outubro. Porto Alegre teve um sábado com cara sim de inverno: muitas nuvens, chuva e garoa em vários momentos do dia, e ainda vento. Aberturas passageiras ocorreram à tarde, mas a nebulosidade predominou em dia cinzento. A temperatura muito pouco variou e ficou abaixo do que é normal para esta época do ano.

No Jardim Botânico, o Instituto Nacional de Meteorologia reportou mínima de 15,6ºC e máxima de 19,8ºC. A média máxima histórica de outubro na capital gaúcha é de 25ºC, logo a tarde deste sábado foi 5ºC mais fria do que é comum nesta época do ano. Somou-se ainda o vento acompanhado de chuva no começo do dia para aumentar a percepção de frio e do clima que parecia ser de inverno.


No interior, o dia começou frio para outubro no Oeste, na fronteira com o Uruguai, na Campanha e no Sul gaúcho. As mínimas foram de 7,5ºC em Quaraí, 7,7ºC em Jaguarão, 7,8ºC em Livramento, 8,5ºC em Uruguaiana, 8,7ºC em Dom Pedrito, 8,8ºC em Canguçu, 9,6ºC em Santiago, e 9,8ºC em Alegrete.

A previsão do tempo para amanhã, domingo, é de sol e nuvens no Rio Grande do Sul com tempo novamente mais aberto no Oeste, mas na primeira metade do dia são esperadas nuvens baixas com céu nublado a encoberto na maioria das regiões. No decorrer da manhã, a nebulosidade entra em diminuição e à tarde o sol aparece na maior parte do estado gaúcho. Áreas do Norte do Estado, dos Campos de Cima da Serra e do Litoral Norte devem ter mais nuvens e chance de garoa ou chuva em diferentes localidades no decorrer do dia.


O domingo começa com temperatura baixa para esta época do ano, especialmente no Sul e no Oeste que terão menor nebulosidade. As mínimas em muitos pontos do Oeste, da fronteira com o Uruguai, da Campanha e do Sul gaúcho devem ficar entre 6ºC e 8ºC ao amanhecer. A tarde, por sua vez, será muito agradável com máximas amanhã ao redor de 20ºC ou pouco acima. Porto Alegre deve variar amanhã entre 14ºC e 22ºC com mais nuvens no período da manhã e tempo mais aberto na parte da tarde.

A semana inteira deve ser marcada por temperatura abaixo da média no Rio Grande do Sul. Um reforço de ar frio deve chegar entre teça e quarta, prolongando a sequência de noites mais frias que o habitual para outubro e ainda mantendo a temperatura agradável no período da tarde. Marcas de um dígito devem ocorrer em algumas madrugadas na maioria das cidades gaúchas e não há expectativa de forte calor tão cedo no Rio Grande do Sul.

Anúncios