Anúncios

Tempestade de neve atinge o Sul da Argentina desde o final da madrugada deste sábado. Os flocos começaram a cair na cidade de Ushuaia por volta das cinco da manhã e desde então não cessou a precipitação branca. A neve se intensificou em alguns momentos e caiu forte, o que trouxe acumulação e branqueou a cidade da província argentina da Terra do Fogo.

De acordo com dados do aeroporto de Ushuaia, a neve era forte no começo da tarde deste sábado com temperatura entre 0ºC e 1ºC. Desde o fim da madrugada a temperatura na cidade mais austral da Argentina quase não oscilou, variando entre -1ºC e 1ºC.

O meteorologista Nacho Lopez Amorim, do Serviço Meteorológico Nacional, descreveu em suas redes sociais como “impressionante” a nevada para a segunda metade do mês de outubro.

O bolsão de ar gelado que traz a neve para o Sul da América deve avançar para Norte pelo Oceano Atlântico, margeando a costa da Argentina, e deve estar junto ao litoral do Sul do Brasil entre terça e quarta-feira, reforçando a massa de ar frio que ingressou nas últimas horas.

Por isso, a tendencia é a sequência de madrugadas de temperatura abaixo da média no Rio Grande do Sul se prolongar durante a segunda metade da próxima semana.


Como já explicado pela MetSul, a Oscilação Antártica ingressou em terreno negativo durante a primeira quinzena deste mês. Com isso, o cinturão de vento forte ao redor da Antártida que mantém o ar mais gelado “aprisionado” na região enfraqueceu.

O efeito da fase negativa da oscilação foi o aumento das incursões de ar frio na América do Sul nas últimas duas semanas. Isso explica a alta frequência de frentes frias com chuva no Sul e no Sudeste do Brasil, além dos vários dias com marcas amenas ou agradáveis.

Anúncios