Anúncios

Chuva vai seguir escassa no Brasil Central com ar muito seco nos próximos sete dias. As precipitações, entretanto, devem ser volumosas no Sul do Brasil nos próximos dias antes de uma forte massa de ar polar.

O mapa abaixo, disponível com exclusividade ao assinante da MetSul em nossa seção de mapas, mostra a projeção de chuva acumulada para os próximos sete dias do modelo Icon do serviço meteorológico alemão.


Observa-se a tendência de chuva escassa no Centro do país enquanto que no Sul pode chover bastante em muitas áreas da região.

O Rio Grande do Sul vai ter um fim de semana de muita chuva e temporais com a atuação primeiro no sábado de uma frente quente que levará a instabilidade do Norte para o Sul gaúcho e uma frente fria que fará o caminho inverso de Sul para Norte durante o domingo. Grande número de municípios gaúchos deve ter entre 50 mm e 100 mm durante este fim de semana.

A frente fria deve levar chuva para pontos de Santa Catarina já no domingo, mas os mais altos volumes de precipitação no estado catarinense e no Paraná devem ser esperados entre segunda e a terça-feira à medida que ar mais gelado invade o Sul do país e impulsiona a instabilidade na direção Norte.

Por isso, o tempo deve mudar com chuva e temporais em parte do Mato Grosso do Sul na primeira metade da semana com a frente fria alcançando o estado e ainda áreas mais a Oeste do Mato Grosso. Os volumes não devem ser muito altos, entretanto é alto o risco de temporais de vento forte com o encontro da frente com ar mais quente atuando sobre o Centro-Oeste do Brasil.


No Sudeste do Brasil, a influência da frente fria será mais sentida em São Paulo com a expectativa de chuva em pontos do Oeste, do Sul e do Leste paulista, porém áreas mais ao Norte de São Paulo podem escapar da faixa de precipitação. Em Minas Gerais, o tempo vai seguir seco com muito baixa umidade no Triângulo Mineiro, nas áreas de Uberlândia, Patos de Minas e Uberaba. O avanço da frente fria e da massa de ar frio pelo oceano deve levar chuva na próxima semana também ao Rio de Janeiro com risco de chuva moderada a forte em alguns pontos por efeito da orografia.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas


O tempo tende a seguir muito seco no período ainda no estado de Goiás e no Distrito Federal com dias de sol, umidade relativa do ar bastante baixa, madrugadas um pouco frias em razão do tempo seco e tardes agradáveis a quentes no Cerrado.

Anúncios