Anúncios

Porto Alegre terá uma agradável sexta-feira de sol e nuvens, mas previsão do tempo para o fim de semana na Capital é de instabilidade com muitas nuvens e chuva tanto no sábado como no domingo e ainda com risco de pancadas fortes | Fernando Oliveira

O sol aparece no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, mas em todo o Estado se espera a presença de nebulosidade no decorrer do dia. Período de céu claro, entretanto, devem ser esperados em algumas regiões. Em muitos locais, a madrugada e o começo da manhã terão formação de nevoeiro e neblina com forte restrição horizontal de visibilidade em alguns pontos.

O dia começa com temperatura baixa e o vento aumenta a percepção de frio. Já a tarde vai ser muito agradável para esta época do ano com máximas ao redor dos 20ºC na maior parte dos municípios. A Grande Porto Alegre, por exemplo, pode ter 20ºC a 21ºC na tarde desta sexta-feira.


O final do dia marcará o começo de uma nova mudança do tempo no Rio Grande do Sul. No fim desta sexta, à noite, áreas de instabilidade devem começar a se formar e trazem chance de chuva em pontos do Norte do Estado, próximos da divisa com Santa Catarina, como, por exemplo, no Alto Uruguai. Será o começo da formação de uma nova frente quente com o ingresso de ar quente em altitude sobre Santa Catarina.

Previsão do tempo para amanhã

O sábado terá mudança do tempo no Rio Grande do Sul com o retorno da chuva para todo ou grande parte do Estado. Uma frente quente vai atuar sobre o território gaúcho e irá gerar chuva e trovoadas no decorrer do dia.

O sol chega a aparecer com nuvens durante a manhã, especialmente na Metade Sul, mas o tempo se instabiliza com chuva e trovoadas na Metade Norte. Por isso, Porto Alegre pode ter o retorno da chuva já no começo do sábado.

No decorrer do dia, uma vez que se trata de uma frente quente, a instabilidade progredirá para o Sul e da tarde para a noite afetará mais a Metade Sul enquanto que na Metade Norte se espera a melhora do tempo em muitas áreas, inclusive com a presença do sol à tarde em muitos municípios que tiveram chuva no começo do dia.


Como a instabilidade estará associada a ar mais quente em altitude na atmosfera, há risco de formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical que podem trazer pancadas de chuva de forte intensidade em alguns momentos em diferentes regiões, além de raios. A possibilidade de temporais não pode ser descartada, principalmente de granizo em setores localizados.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Em razão do quadro de instabilidade, a temperatura neste sábado deve pouco variar e na maior parte dos municípios gaúchos deverá se manter abaixo dos 20ºC, apesar do início de dia um pouco frio, especialmente na Metade Sul que estará com tempo mais aberto.

Anúncios