Anúncios

Chuva volumosa é registrada no interior gaúcho nesta quinta-feira com a chegada de uma frente fria. Céu escureceu em Passo Fundo (foto) no final da manhã de hoje com a frente fria alcançando o Planalto Médio | Matheus Ribas

Chuva volumosa é registrada no interior gaúcho nesta quinta-feira com a chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul nas últimas horas. Os maiores acumulados, assim como era antecipado pela MetSul Meteorologia, ocorreram no Oeste, no Sul e no Centro do Estado.

De acordo com dados de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os volumes registrados até o final da manhã desta quinta-feira foram de 85 mm em Alegrete, 82 mm em Santiago, 81 mm em Santa Vitória do Palmar, 73 mm em São Vicente do Sul, 70 mm em São Gabriel, 66 mm em Quaraí, 62 mm em Santa Maria, 55 mm em Jaguarão e 52 mm em Uruguaiana.


Já a rede do Centro Nacional de Prevenção de Desastres registrou até o fim da manhã de hoje marcas de 115 mm em Alegrete, 98 mm em Itaqui, 92 mm em Rosário do Sul, 82 mm em Dom Pedrito, 75 mm em Quaraí e Santa Maria, 62 mm em Jaguarão, 59 mm em São Borja, 57 mm em Pedro Osório, 51 mm em Cachoeira do Sul, e 50 mm em Canguçu e Uruguaiana.

A chuva não vai parar por aí. A previsão da MetSul é que o fim de semana seja de tempo instável com chuva no Rio Grande do Sul tanto no sábado quanto no domingo. Uma massa de ar frio de forte intensidade vai se aproximar pelo Sul e ativar a instabilidade na parte meridional do Brasil, especialmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina com baixos acumulados no Paraná.


A chuva do fim de semana no território gaúcho deve ser volumosa em algumas regiões do Estado com marcas de 50 mm a 100 mm, não se descartando acumulados isolados até superiores a 100 mm.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A tendência é que os maiores volumes ocorram em municípios do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul com precipitações por vezes fortes a torrenciais em diferentes cidades. Porto Alegre e região metropolitana estão entre as áreas de risco de chuva forte durante o fim de semana.

Anúncios