Anúncios

Tornado arrasador provoca destruição na Europa com muitos estragos e vítimas no Sudeste da República Checa durante onde de tempestades severas na região | Michal Cizek/AFP/MetSul Meteorologia

Tornado arrasador provoca destruição na Europa. Uma onda de tempestades trouxe um violento tornado na República Checa que provocou devastação em alguns locais e um alto saldo de vítimas. A região Sudeste do país foi castigada pelo tempo severo que teve como saldo ao mês três mortos e dezenas de feridos. Alguns foram hospitalizados em estado grave.

Devastação em Mikulcice, localidade 60 quilômetros ao Sul de Brno, na República Checa, após a passagem de um violento tornado| Michal Cizek/AFP/MetSul Meteorologia

Autoridades locais descreveram como um “inferno” a situação após a passagem do twister pela região. Centenas de residências e prédios no Sudeste da República Checa foram total ou parcialmente destruídos com a força do vento. Equipes de emergência e de guarnições locais dos bombeiros faziam buscas em escombros de edificações à procura de vítimas.


Bombeiro descansa numa rua de Moravska Nova Ves em meio aos escombros dos prédios destruídos pelo tornado| Michal Cizek/AFP/MetSul Meteorologia

A estimativa do governo nacional é que ao menos mil edificações tenham sofrido danos pelas tempestades. A localidade de Hrusky foi devastada pelo tornado. De acordo com a Prefeitura local, metade das edificações do município desapareceu com a força do vento. A igreja da localidade veio parcialmente abaixo.

O violento tornado chegou a virar muitos carros e caminhões nas ruas e ainda provocou grandes danos no setor elétrico com mais de 78 mil residências sem energia no Sudeste da República Checa.

Os destroços assim como postes e cabos de energia interromperam diversas vias da região. Vários vilarejos e pequenas localidades foram duramente castigados pelo evento de tempo severo.

Destruição em Moravska Nova Ves pelo tornado| Helmut Fohringer/AFP/MetSul Meteorologia

Força do vento chegou a virar caminhões em Moravska Nova Ves em razão do tornado| Helmut Fohringer/AFP/MetSul Meteorologia

Igreja em Moravska Nova Ves teve graves danos em razão do tornado| Michal Cizek/AFP/MetSul Meteorologia

As imagens da destruição pelo fenômeno no Sudeste da República Checa, segundo análise da MetSul Meteorologia, são condizentes com um tornado ao menos de intensidade F3 na escala de Fujita. As cenas, pela característica e severidade dos estragos, recordam as dos tornados de Viamão (2000) e Muitos Capões (2005), no Rio Grande do Sul.

Homem observa os danos do tornado em sua casa na localidade de Mikulcice | Michal Cizek/AFP/MetSul Meteorologia

Tornados na Europa 

O fenômeno tornado não chega a ser muito incomum na República Checa, entretanto não é uma área de alta incidência de atividade tornádica.

República Checa tem seu mais grave episódio de tornados desde 2004 | Michal Cizek/AFP/MetSul Meteorologia

O último grande tornado que atingiu o país foi no ano de 2004, quando graves danos foram registrados na localidade de Litovel, no Leste do país, com a destruição de dezenas de casas.


A parte mais ocidental da Europa é que costuma ter uma maior incidência de tornados no continente, mas com frequência muito inferior a dos Estados Unidos e da região central da América do Sul. Os tornados no continente europeu ocorrem principalmente durante os meses quentes do ano, ou seja, no verão e na primavera.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Países como Alemanha e França têm um logo histórico de tempestades severas com ocorrências de tornados durante os meses de verão. Estes eventos, em regra, são bastante isolados, mas há vezes em que uma onda de tempestades de maior magnitude traz danos em uma área mais abrangente e com incidência de tornados. Em 2006, por exemplo, ondas de tornados atingiram diversos países europeus.

Anúncios