A quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014, foi um dia memorável. Reescreveu a história climática de Porto Alegre que tem mais de um século. A temperatura máxima na estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia, no Jardim Botânico, usada na climatologia histórica oficial da cidade foi de 40,6ºC. Uma marca de enorme repercussão na estatística histórica centenária da capital dos gaúchos. Foi a maior temperatura oficial na cidade dos últimos 71 anos. A segunda maior máxima oficial em Porto Alegre desde o começo das medições em 1910, apenas 0,1ºC abaixo do recorde de máxima absoluta de 40,7ºC de 1º de janeiro de 1943, quando o Rio Grande do Sul enfrentava uma forte seca. Foi ainda a mais alta temperatura já observada em fevereiro, batendo o recorde mensal de 40,4ºC de 17 de fevereiro de 1929. E foi a primeira vez que a estação convencional do Jardim Botânico marcou 40ºC ou mais desde que as medições oficiais da cidade de Porto Alegre deixaram de ser feitas no Parque Farroupilha (Redenção) e passaram para o bairro da zona Leste da cidade em meados da década de 70.
Jornais do ano de 1943 deram pequenas notas sobre o dia mais quente da história da Capital e recordaram extremo de 1929
A temperatura oficial de Porto Alegre é apurada pelo Inmet dentro do Jardim Botânico, área mais arborizada e menos quente da cidade, entretanto não significa que a temperatura lá observada seja representativa de toda a Capital e seus microclimas (influenciados pelos morros, ocupação urbana, lago, etc). E nestes outros microclimas fez mais calor. A rede do Sistema Metroclima da Prefeitura de Porto Alegre indicou máximas de 42,6ºC na Sertório, 41,0ºC no Menino Deus e 40,7ºC na Lomba do Pinheiro. A marca de 42,6ºC da zona Norte é a mais alta já anotada na rede do Metroclima desde o começo das medições do projeto municipal há seis anos. Ontem, pela primeira vez, a temperatura na Lomba do Pinheiro (zona rural) superou 40ºC.
Recordes de calor também no Vale do Sinos (foto acima de Diego da Rosa/Grupo Sinos). Em São Leopoldo, a máxima na estação da MetSul Meteorologia no Morro do Espelho foi de 41,4ºC, a mais alta para fevereiro (recorde anterior era 40,7ºC em 5 de fevereiro de 2014) e a mais alta de toda a série histórica iniciada em 1987 (recorde anterior era 41,2ºC de 27 de dezembro de 2013). Em Campo Bom, a máxima informada pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 40,7ºC, marca anotada na estação automática do município. A estação convencional que por 30 anos registra os dados do município, contudo, segue instalada (local diverso da recém inaugurada estação automática) e indicou uma máxima na quinta-feira de 41,6ºC. O valor não foi recorde, mas ficou perto do registro histórico da cidade de 41,9ºC do dia 16 de novembro de 1985.