Esta quarta-feira foi de fortes chuvas e tempestades entre o Centro da Argentina e parte do Uruguai, assim como era antecipado pela MetSul Meteorologia. A intensa instabilidade afetou as províncias de Buenos Aires, Santa Fé e Entre Ríos com nuvens muito carregadas que foram responsáveis por chuva intensa e tormentas.

Um comandante de Boeing 737 NG/MAX da Aerolíneas Argentinas registrou imagens da tempestade da cabine da tripulação quando sobrevoava as nuvens de tormenta sobre o Centro da Argentina na madrugada de hoje. Em sua rede social Twitter, o usuário comentou que estava em viagem para Buenos Aires e foram necessárias manobras para se evitar a tempestade.

“Tremendas condições climáticas hoje. Deixamos toda esta atividade à nossa esquerda na parte final do percurso na altura de Santa Fe, Gualeguaychú e Rosario. Tivemos que contornar Buenos Aires para entrar por Quilmes pela cabeceira sul”, disse o piloto.

O piloto argentinou ainda publicou em outro tweet imagem de satélite da frente fria ativa no Centro argentino e um vídeo da nuvem carregada com muitos relâmpagos. “A quantidade de energia descarregada por esta tempestade hoje é incrível. Conseguimos contorná-la pelo Oeste”, acrescentou.

A chuva em pontos da região ficou ao redor de 100 mm a 150 mm. Na cidade de Rosário, em Santa Fé, o temporal trouxe alagamentos. O aeroporto de Rosário registrou chuva e trovoadas durante grande parte desta quarta com momentos de precipitação torrencial.

Nesta quinta, a instabilidade recua do Uruguai para o Sul em direção à província de Buenos Aires, onde deve voltar a se intensificar. O final da quinta deve ter chuva forte e tormentas na província argentina que vão avançar depois para o Uruguai com o deslocamento de uma frente fria para Norte.

Esta frente muda o tempo no Rio Grande do Sul entre a tarde e noite da sexta e o começo do sábado com chuva em todas as regiões gaúchas, colocando fim ao veranico de maio, depois de uma sexta ainda de muito calor em parte do estado.