Não, não era o mundo invertido de Stranger Things. Moradores de diversas cidades do Uruguai, inclusive da área da capital Montevidéu e sua região metropolitana, despertaram nesta quarta-feira com o céu tomado por uma coloração rosa, laranja e vermelha que impressionou os vizinhos uruguaios, mas existe uma explicação científica.

As cores vibrantes no céu se deram no momento do amanhecer com os raios crepusculares do sol abaixo da linha do horizonte incidindo sobre a base da nebulosidade Altocumulus e Altostratus, explicou o meteorologista Nestor Santayana, do Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet).

A meteorologista da MetSul Estael Sias observa que ainda havia nuvens do tipo Mammatus com a presença de convecção próxima pela atuação de áreas de tempestades sobre o Norte da província de Buenos Aires e o Sudoeste do Uruguai cedo da manhã.

Inicialmente, o que explica as cores vibrantes no céu é a Física, portanto o processo de dispersão da luz em nossa atmosfera, diz Estael. Com efeito, o efeito visual que deu a aparência de o céu estar em chamas (fire sky) foi resultado da combinação de dois fatores.

Primeiro, a presença de nuvens médias e altas. Segundo, a atuação dos raios crepusculares (do amanhecer ou do fim de tarde) que realçaram as cores do céu. Nesse sentido, o ingresso de nuvens médias e altas é comum quando de uma mudança do tempo, como ocorria.

Então, os raios crepusculares têm geralmente uma aparência vermelha ou amarela porque o caminho através da atmosfera ao amanhecer e ao pôr do sol, por exemplo, passa por até 40 vezes mais ar do que os raios do sol do meio-dia.

Por fim, as partículas no ar espalham luz de comprimento de onda curta (azul e verde) através da dispersão de Rayleigh muito mais fortemente do que luz amarela e vermelha de comprimento de onda mais longa do amanhecer e do fim da tarde.

INUMET/DIVULGAÇÃO

INUMET/DIVULGAÇÃO

O Uruguai segue com instabilidade nesta noite e havia um alerta de chuva e tormentas para o Oeste do país. Nesta sexta, uma frente fria avança pelo país com chuva em todos os departamentos uruguaios, mas os acumulados de precipitação não devem ser altos.

No fim de semana, uma forte massa de ar frio vai garantir a presença do sol e trazer frio de inverno no Uruguai. O ar frio vai chegar com vento e baixa sensação térmica com uma marcado declínio das temperaturas mínimas e máximas em Montevidéu e no interior do país.