Anúncios

Messi e Mbappé fazem o grande duelo deste domingo na final da Copa do Mundo no que será o maior jogo do ano no futebol mundial | FRANCK FIFE E JEWEL SAMAD/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O mundo conhecerá neste domingo quem vai erguer a taça de campeão da Copa do Catar 2022 em Doha. É o duelo mais esperado do ano entre Lionel Messi, da Argentina, e Kylian Mbappé, da França, os astros da grande final de hoje.

Palco de dez jogos da Copa do Mundo de 2022, o Estádio Lusail será o terreno em que as seleções da Argentina e da França farão o jogo do ano. Com capacidade para cerca de 89 mil torcedores, o luxuoso estádio começou a ser construído em 2017 e foi inaugurado apenas em novembro de 2021. Ele foi o último dos oito estádio da Copa do Mundo a ter as obras finalizadas.


Apesar do torneio acontecer no inverno, um dos principais focos de vários dos times que passaram por Doha neste Mundial foi se aclimatar às altas temperaturas. Todas as 32 seleções tiveram que se adaptar às condições e aos desafios que acompanham uma Copa do Mundo de inverno.

Com as temperaturas ainda provavelmente desempenhando um papel importante na final, como estará o tempo no Catar na hora de grande e tão aguardada decisão deste domingo?


Ao longo do ano no Catar, a temperatura média é de cerca de 29ºC, com máximas nos meses de verão chegando a 45ºC ou mais. Com o calor excessivo no verão, a Copa do Mundo deste ano acabou disputada no inverno.

A umidade relativa média é de 71% em dezembro e muito superior à média anual do país de 59%. No jogo de abertura, a umidade estava em torno de 60%, o que proporcionava uma sensação de 31°C. Para neutralizar as condições desconfortáveis, os organizadores do torneio da FIFA incluíram ar condicionado de última geração nos estádios.

A final da Copa do Mundo começará neste domingo às 12h, hora de Brasília, ou 18h em Doha, no Catar. A temperatura prevista para o horário da partida estará próxima do ideal para o conforto térmico com 23ºC a 24ºC no momento em que a bola rolar para França e Argentina.

Os modelos numéricos projetam maior presença de umidade vinda do Golfo Pérsico para a costa e ar mais frio sobre a península arábica no momento da partida, o que garante ar menos seco e mais agradável para a disputa da partida.

O Departamento de Meteorologia do Catar, órgão oficial de previsão de tempo e clima do país, previa para este domingo em Doha um dia de sol e nuvens com chance de chuva localizada e passageira durante a manhã com temperatura mínima de 19ºC e máxima de 25ºC. O vento será fraco a por vezes moderado com chance de rajadas de até 50 km/h.

Anúncios