Anúncios

Massa de ar frio deixou de influenciar o tempo, mas segue fazendo frio na madrugada e ao amanhecer | IARA PUNTEL

Diferentemente do feriadão da Páscoa, neste momento o Rio Grande do Sul não está sob a influência de uma massa de ar frio. Mesmo assim, o frio persiste à noite em vários locais do Estado.

O motivo é o perfil muito seco da atmosfera que proporciona uma amplitude térmica acentuada, aliás uma característica do outono. Com o tempo aberto e o ar seco, a temperatura cai acentuadamente no período noturno, especialmente em baixadas e fundos de vales, enquanto que durante o dia, com a presença do sol e escassa nebulosidade, as marcas nos termômetros se elevam bastante.


É o que gera uma grande amplitude térmica com uma expressiva diferença entre as mínimas e máximas do dia. Veja-se, por exemplo, a previsão para esta quarta-feira em Santa Rosa, no Noroeste gaúcho. Baixadas do município podem amanhecer com marcas ao redor dos 10ºC e durante a tarde podem ter máximas em torno ou acima dos 30ºC. Uma amplitude de 20ºC em poucas horas.

O ar seco e o tempo aberto foram responsáveis por mínimas baixas em diversos municípios na madrugada e no amanhecer desta terça-feira. Os termômetros indicaram, por exemplo, 3,1ºC em São José dos Ausentes, 4,7ºC em Pinheiro Machado, 4,9ºC em Cambará do Sul, 5,2ºC em Soledade, 5,6ºC em Getúlio Vargas, 6,1ºC em São José do Ouro, 6,9ºC em Bom Jesus, 7,7ºC em Canela, 8,2ºC em Espumoso, 8,4ºC em Ernestina, 8,6ºC em Serafina Correa, 8,9ºC em Tapera, 9,0ºC em Chapada, 9,0ºC em Vacaria, 9,2ºC em Santa Rosa, e 9,9°C em Pontão.


Já a região da Grande Porto Alegre também teve um amanhecer com um pouco de frio na terça-feira. Estações meteorológicas registraram mínimas de 11,5ºC em Novo Hamburgo, 12,4ºC na base aérea de Canoas e 12,6ºC em Campo Bom.

Com o aumento da umidade sobre o Rio Grande do Sul a partir de quinta e, inclusive, com a atmosfera se instabilizando com chuva em diversas regiões nesta segunda metade da semana, a tendência é que as condições propícias para um maio resfriamento noturno cessem e as temperaturas mínimas se elevem.

Anúncios