Anúncios

Chuva em Florianópolis em feriado de tempo fechado, instável e úmido na capital catarinense | Jonathas Costa

Ninguém aguenta mais tanta chuva em Florianópolis. Não apenas por volumes altos, mas pela longa sequência de dias com predomínio de nuvens e instabilidade que já dura semanas. Em todos os dias deste feriadão houve registro de precipitação na capital catarinense com os mais altos acumulados neste feriado de 12 de outubro, quando a chuva foi intensa na Grande Florianópolis. Nas redes sociais, os moradores da cidade desabafam sobre o tempo chuvoso e úmido persistente.

De acordo com dados das estações da Epagri-Ciram, em 24h até 15h desta terça-feira a chuva somou 192 mm em Santo Amaro da Imperatriz, 183 mm em Palhoça, 119 mm em Antonio Carlos e 113 mm em Águas Mornas. Nos últimos 15 dias, até o mesmo horário, foram 321 mm em Santo Amaro da Imperatriz e 317 mm em Palhoça.  O rio subiu hoje em Santo e houve ao menos três deslizamentos de terra.

A maior frequência de frentes frias e de massas de ar frio associada ao resfriamento do Pacífico e à fase negativa da Oscilação Antártica explica o tempo mais instável que vem se registrado em Florianópolis. As incursões de ar frio se dão com trajetória mais oceânica e a presença de alta pressão sobre o Atlântico gera aporte de umidade para a costa e a encosta da Serra do Mar, provocando precipitação de tipo orográfica (associada ao relevo).

Por isso, os volumes de chuva muito altos desta terça se dão em cidades da Grande Florianópolis próximas ou junto à Serra enquanto na região da ilha os volumes são muito menores em comparação. No Sul da ilha, a Epagri mediu nas últimas 24h um volume de 48 mm em comparação com os quase 200 mm de Santo Amaro e 77 mm de São José.


O tempo não deve firmar tão cedo em Florianópolis. Uma longa sequência de dias de sol e sem registro de chuva está descartada no curto prazo. O tempo segue instável na segunda metade desta semana com muitas nuvens, períodos de chuva e momentos de melhoria.

Na sexta-feira, inclusive, deve voltar a chover muito com altos volumes na região. No fim de semana pode ocorrer um breve período de tempo seco, mas a chuva retornaria no começo da semana que vem.

Anúncios