Anúncios

Bye, bye neve ? Que nada ! Voltou a nevar nesta quinta-feira no Sul do Brasil !! Dados dos modelos numéricos de ontem à tarde indicaram que poderia voltar a cair neve nos pontos acima de 1500 metros de altitude no Planalto Sul Catarinense, o que nos levou a emitir um aviso de neve para a região ontem à noite, e os flocos voltaram a cair no começo desta quinta-feira. Como era esperado, a neve se concentrou nos picos do Planalto Sul Catarinense, em especial no cume do Morro da Igreja (1800 metros), entre os municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra. Com a precipitação forte que havia na região, a neve acabou acumulando junto à base da Aeronáutica que opera no alto do Morro da Igreja. Para os turistas que pegaram a estrada até o cume a fim de ver a neve, foi uma alegria a manhã de hoje (fotos de Sérgio Lima pela Prefeitura de Urubici).



O Rio Grande do Sul teve hoje a madrugada mais fria até agora do ano na grande maioria dos municípios do Estado. Devido à presença maior de nuvens (que favoreceu a neve no Planalto Sul Catarinense), as mínimas não foram muito baixas nos Campos de Cima da Serra. A temperatura despencou sim em baixadas mais ao Sul da Serra, onde o tempo estava aberto, e no Noroeste e no Sudoeste do Estado, regiões que tinham ar muito seco e céu claro na madrugada. A temperatura chegou a 6,3ºC abaixo de zero no bairro Planalto, uma baixada, em Santa Rosa. Perto dali, em Três de Maio, fez 4,4ºC abaixo de zero. No Sudoeste do Estado, as mínimas também foram baixíssimas com 3,9ºC negativos em Santana do Livramento e 2,7ºC abaixo de zero em Quaraí. A região de Pelotas, no Sul do Estado, também teve muito frio na madrugada mais fria até agora em 2013 com 2ºC negativos no aeroporto e 1ºC negativo no Cpmet. A temperatura caiu abaixo de zero ainda no Centro do Estado, no Planalto Médio, na Grande Porto Alegre, nos vales, no Alto e Médio Uruguai, na Serra do Botucaraí e no Alto Jacuí.

Com o ar muito gelado e mínimas bastante baixas, resultadeo do ar seco, vento calmo e tempo aberto na madrugada, a geada atingiu a esmagadora maioria dos municípios gaúchos. Foi forte em muitas áreas, como era esperado. Houve relatos de geada forte até em Porto Alegre, o que foi confirmado pelo boletim da manhã do Oitavo Distrito de Meteorologia (Inmet).


Geada hoje deu espetáculo em Colônia Maciel e no 8º Distrito de Pelotas – Cortesia de Carlos Queiroz/Diário Popular


Geada forte da madrugada cobriu de gelo hoje os gramados de Teutônia, no Vale do Taquari – Frederico Wessel


São Leopolo, no Vale do Sinos, teve minima de 1,9ºC abaixo de zero e geada forte em vários pontos – Gustavo Bresolin

A Grande Porto Alegre amanheceu abaixo de zero com -0,4ºC em Campo Bom e -1,9ºC na estação da MetSul no Parque Imperatriz, em São Leopoldo. Foi a madrugada mais fria do ano na região e na Capital. Em Porto Alegre, as estações do Sistema Metroclima acusaram 0,3ºC no Lami (Extremo Sul), 0,8ºC na Lomba do Pinheiro (Leste), 1,3ºC na Sertório (Norte), 3,2ºC no Menino Deus, e 3,3ºC no Moinhos de Vento. Fez 0,7ºC no Aeroporto Salgado Filho (FAB) e 1,4ºC no Jardim Botânico.


Geada da madrugada cobriu gramado e bancos do Parque Germânia nesta quinta em Porto Alegre – Marcos Boldrini

Telhados das casas da Chácara das Pedras amanheceram pintados de brancos pela formação de geada hoje – Marcos Boldrini

Foi uma das madrugadas mais frias dos tempos recentes em Porto Alegre, mas não bateu marcas extremas dos últimos anos. Em 2012 fez 0,3ºC negativo na Lomba do Pinheiro em 8 de junho e no dia seguinte as mínimas chegaram a 0,7ºC negativo em Belém Novo, 0,4ºC na Lomba do Pinheiro e 0,6ºC na Sertório. Em 2011, em 6 de julho fez 0,3ºC no Aeroporto e 0,3ºC no dia 7 no Lami. Em 25 de julho de 2009, as mínimas foram de 1,1ºC abaixo de zero no Aeroporto, 0,5ºC negativo na Lomba do Pinheiro, e 0,4ºC na Sertório. No Jardim Botânico, na estação de referência climatológica de Porto Alegre, a temperatura não cai abaixo de zero desde 1993. Ficou bastante perto de negativar em 2000, 2007 e 2009, mas não caiu a terreno negativo.



Grande quantidade de gelo pode ser vista na encosta de um dos cânions em São José dos Ausentes – Patrick Agostini

O frio não dá trégua. A sexta-feira vai começar mais uma vez gelada no Rio Grande do Sul com mínimas entre 0ºC e 5ºC em quase todo o Estado e abaixo de zero ainda em muitos locais. O resfriamento vai ser muito mais intenso em áreas de baixada da Metade Norte, onde podem ser anotadas marcas de 3ºC a 5ºC negativos, eventualmente até menos, uma vez que se espera tempo bem mais aberto sobre os Campos de Cima da Serra. Em Porto Alegre, pode fazer entre 2ºC e 3ºC nos bairros mais frios e na região metropolitana até 0ºC. Geada generalizada novamente no Estado ao amanhecer com nevoeiro em mais pontos. A tarde de sexta é que promete surpreender bastante, já que aquecerá bem e as máximas podem ficar ao redor de 20ºC em algumas cidades. Um ciclone que está em formação sobre o mar entre o Paraná e São Paulo vai trazer ar ainda mais seco no Sul do Brasil no fim de semana, garantindo dias com sol, noites ainda frias (mínimas negativas e geada moderada a forte em baixadas) e tardes amenas. Será forte a infiltração de ar seco no Centro-Oeste, proporcionando madrugada ainda muito frias (Mato Grosso do Sul voltou a ter marcas negativas hoje) e desta vez também nas partes altas da Região Sudeste, onde pode gear forte com mínimas abaixo de zero.

Anúncios