Semanas depois que fortes tempestades de neve atingiram as montanhas de San Bernardino, 12 pessoas foram encontradas mortas, disseram as autoridades na Califórnia. O Departamento do Xerife do Condado de San Bernardino disse à rede norte-americana ABC News três pessoas foram encontradas mortas em verificações separadas na área.
As autoridades dizem que continuam respondendo às chamadas de emergência. Avisos de nevascas raras entraram em vigor no final de fevereiro nas cordilheiras do Sul da Califórnia, quando massa de ar ártico chegou à costa Oeste, cobrindo as cordilheiras da Califórnia de muita neve.
Em um evento extremamente incomum, quantidades impressionantes de neve caíram nas montanhas de San Bernardino e nas montanhas adjacentes de San Gabriel, onde milhares de pessoas vivem ou visitam comunidades em altas altitudes alcançadas por estradas íngremes e ventosas.
Moradores e líderes locais disseram que não estavam preparados para as fortes tempestades que chegaram pela primeira vez em 21 de fevereiro e acabaram cercando as casas em montes de neve de até 3 metros de altura. Muitos começaram a ficar sem comida, combustível e medicamentos. Alguns sofreram quedas de energia, enquanto acredita-se que alguns incêndios tenham sido provocados por linhas de gás rompidas.
You open the patio door and see this.. what's your next move?
This is Mammoth Lake, California after a storm dropped over 9 feet of snow.
📸: Carter Murphy
#snowstorm #california #mammothlake #nature #weather #photographer #sky #blizzard #mammoth #mountain #laketahoe #yosemite pic.twitter.com/CPKRBypET5— Weather & Radar USA (@WeatherRadar_US) February 28, 2023
This is what much of #Crestline #Rimforest & #LakeArrowhead look like. There have been roof collapses, gas leaks & explosions. Homes, cars and gas meters are buried under feet of snow and residents are wondering where is the help @FOXLA #FOX11 pic.twitter.com/wiEOLUQCFt
— Cristy Fajardo (@fajardonews) March 3, 2023
My cousin’s home. Carnelian Bay, North Lake Tahoe ❄️ pic.twitter.com/0tnI6a7SOY
— Crystal Egger (@crystalegger) December 28, 2021
We got a bit of snow here in Tahoe City the last two days. 👍 The view from the second floor kitchen window. Seems we picked up >4 ft. Wind makes it hard to be accurate. @TahoeWeather pic.twitter.com/bGotOXH9c4
— stefanbolka (@stefanbolka) March 1, 2023
Após as tempestades, os moradores se viram incapazes de sair de casa. As autoridades do condado de San Bernardino disseram que a queda de neve foi tão grande que excedeu a capacidade de limpeza das estradas, exigindo equipamentos de terraplenagem e caminhões para recolher e mover a neve.
#HappeningNow Cal Guard's Joint Task Force Rattlesnake, go door to door, checking on residents and shoveling snow from homes at Lake Arrowhead in San Bernardino County. JTF Rattlesnake has been supporting @CAL_FIRE and @Cal_OES efforts in San Bernardino County pic.twitter.com/f5AeuCcKOI
— The California National Guard (@CalGuard) March 3, 2023
A neve acumulada na Califórnia atinge o nível mais alto deste século em março e pode se tornar a maior de todos os tempos em breve. A recente onda de tempestades no estado da costa Oeste dos Estados Unidos elevou a quantidade de neve em todo o estado para 190% da média no início deste mês pelo balanço do começo do mês.
SAIBA MAIS: ESPECIAL SOBRE A NEVE RECORDE NA CALIFÓRNIA
Na estação de esqui Palisades Tahoe, onde 2,33 metros de neve se precipitaram no começo do mês, o total sazonal de neve até agora é de impressionantes 13,69 metros. Na histórica Estação Phillips ao Sul de Lake Tahoe, um dos locais de medição mais antigos e centrais onde na manhã da últimas sexta-feira as autoridades estaduais se reuniram com a imprensa, a média de neve acumulada estava em 177% do normal para esta época do ano.
In late February, a winter storm brought snow to the U.S., including record amounts in California.
This #NOAA20 satellite image from March 2 shows the accumulated snowfall in the southwest.
View this #EarthFromOrbit video for more:https://t.co/1BIdGq0Bwu pic.twitter.com/p42IJrDv0m
— Joint Polar Satellite System (JPSS) (@JPSSProgram) March 7, 2023
Uma série de tempestades despejou neve às vezes recorde no final de fevereiro em partes da Califórnia. Viajar tornou-se problemático nas montanhas. O tempo úmido, no entanto, ajudará bastante no alívio da seca.
Quase um terço da água do estado vem da neve que derrete, e o degelo, que normalmente começa em abril e vai até o verão, fornece um impulso crítico aos reservatórios após a estação chuvosa. “Não poderíamos ser mais afortunados por ter esse tipo de precipitação após três anos muito difíceis de seca e seca”, disse a diretora do Departamento de Recursos Hídricos, Karla Nemeth.