Pontos das montanhas de Sierra Nevada estão com dois a três metros de neve no solo em temporal de inverno sem precedentes neste século e a previsão é de uma nova tempestade de inverno com abundante queda de neve neste fim de semana | JUSTIN SULLIVAN/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A neve acumulada na Califórnia atinge o nível mais alto deste século em março e pode se tornar a maior de todos os tempos em breve. A recente onda de tempestades no estado da costa Oeste dos Estados Unidos elevou a quantidade de neve em todo o estado para 190% da média no início deste mês, e tem mais neve a caminho.

Mais alguns metros de neve são previstos para as montanhas da Califórnia durante este fim de semana à medida que uma nova tempestade se aproxima da costa no Oeste. Será mais um evento no padrão atmosférico de sucessivas tempestades com fortes chuvas e neve que já dura meses no território californiano.

Para a cordilheira de Sierra Nevada, a nova tempestade aumentará a camada de neve no solo que atualmente tem mais de 2,5 metros em alguns pontos e o acumulado de neve da estação que que já está acima da média histórica para uma temporada inteira.

Os residentes cansados das tempestades do Sul da Califórnia, na região de Los Angeles, ainda se recuperando das recentes tempestades de inverno, desta vez vão escapar dos impactos do novo sistema de instabilidade que atuará no Centro e no Norte do estado.

O escritório do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), dos Estados Unidos, em Sacramento, no Centro da Califórnia, fez um duro alerta sobre a nova tempestade: “espere interrupções significativas na rotina diária neste fim de semana, pois outra forte tempestade de inverno traz mais neve pesada para as montanhas e com grandes impactos nas viagens”.

Devido à recente tempestade, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência em 13 condados na quarta-feira, principalmente nas partes central e Sul do estado. Nas montanhas, a tempestade de inverno trouxe muita neve, mas em áreas baixas choveu muito com inundações e deslizamentos de terra.

Neve como não se via há décadas

Os vários metros de neve adicionais esperados nas montanhas de Sierra Nevada neste fim de semana ocorrem após até 2,1 metros de neve fresca terem caído em um período de somente 72 horas encerrado na terça-feira, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia. Na estação de esqui Palisades Tahoe, onde 2,33 metros de neve se precipitaram no começo desta semana, o total sazonal de neve até agora é de impressionantes 13,69 metros.

Na histórica Estação Phillips ao Sul de Lake Tahoe, um dos locais de medição mais antigos e centrais onde na manhã de sexta-feira as autoridades estaduais se reuniram com a imprensa, a média de neve acumulada está em 177% do normal para esta época do ano, antes mesmo da nova tempestade.

“Esta última semana trouxe uma quantidade significativa de neve em todo o estado”, disse Sean de Guzman, chefe das pesquisas de neve e previsão de abastecimento de água do Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia.

Uma casa enterrada na neve em Twin Bridges, Califórnia. A cobertura de neve em Sierra Nevada é a maior já observada neste século. | JUSTIN SULLIVAN/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Devido às recentes tempestades, dois prédios desabaram na área de South Lake Tahoe pelo enorme acúmulo de neve nos telhados. Grandes quantidades de acúmulo de neve podem ser perigosas e causar um colapso. A polícia recomenda entrar em contato com um profissional se achar que a neve precisa ser removida ou se não pode ser retirada pelo morador com segurança. | EL DORADO SHERRIF COUNTY OFFICE

Acesso em algumas áreas das montanhas californianas de Sierra Nevada somente é possível com veículos especiais adaptados para a neve | EL DORADO SHERRIF COUNTY OFFICE

Mal algumas estradas foram abertas após a última nevasca e agora uma nova tempestade de inverno ameaça trazer metros de neve fresca | CITY OF SOUTH LAKE TAHOE GOVERNMENT

Nova tempestade de neve com previsão de metros de acumulação deve tornar as condições nas estradas extremamente perigosas neste fim de semana | CALTRANS DISTRICT 3

Neve traz problemas e paisagens exuberantes em Sierra Nevada| CALTRANS DISTRICT 3

Moradores da região de Tahoe não viam tanta neve acumulada em suas propriedades desde a década de 80 | VISIT TRUCKEE

Moradores têm que passar por túneis de neve para acessar suas casas ou estabelecimentos da cidade em Tahoe | TAHOE PREPARATORY SCHOOL

Uma série de tempestades despejou neve às vezes recorde no final de fevereiro em partes da Califórnia. Viajar tornou-se problemático nas montanhas. O tempo úmido, no entanto, ajudará bastante no alívio da seca histórica que assolou o estado nos últimos anos.

Quase um terço da água do estado vem da neve que derrete, e o degelo, que normalmente começa em abril e vai até o verão, fornece um impulso crítico aos reservatórios após a estação chuvosa. “Não poderíamos ser mais afortunados por ter esse tipo de precipitação após três anos muito difíceis de seca e seca”, disse a diretora do Departamento de Recursos Hídricos, Karla Nemeth.

Neve atinge vários metros de altura nas montanhas da Califórnia após sucessivas nevascas | UNIVERSITY OF CALIFORNIA BERKELEY CENTRAL SIERRA SNOW LAB

Quantidade de neve está muito acima do normal e supera os máximas históricos de acumulação para o começo de março | UNIVERSITY OF CALIFORNIA BERKELEY CENTRAL SIERRA SNOW LAB

Os resultados do balanço oficial de março superam o do ano de muita neve de 2017, quando o acúmulo total de neve em todo o estado foi de 184% da média no início de março, logo desde o começo deste século nunca houve tanta neve acumulada na Califórnia.

Equipes de emergência na Califórnia se esforçaram durante toda a semana para transportar alimentos e remédios para comunidades montanhosas isoladas por tempestades de inverno consecutivas que despejaram tanta neve que alguns moradores mal conseguem ver pelas janelas.

Os números ficam aquém, no entanto, do ano recorde de neve em 1983, quando de um Super El Niño, de acordo com autoridades estaduais. Guzman disse que é possível que 2023 ultrapasse a marca máxima estabelecida há 40 anos com novas tempestades agora em março.

Parque nacional de Yosemite fechado

O parque nacional de Yosemite fechou por tempo indeterminado, de acordo com as autoridades, enquanto o parque enfrenta uma extensa nevasca que quebrou um recorde diário de 54 anos.

A queda de neve quase sem precedentes no oeste dos EUA enterrou o parque em neve de até 4,5 metros de profundidade em algumas áreas. Partes da costa oeste registraram neve recorde nos últimos dias, o que as autoridades estão chamando de evento “único em uma geração”.

Parque nacional de Yosemite, na Califórnia, um dos mais belos dos Estados Unidos, está fechado por tempo indeterminado devido à grande quantidade de neve | YOSEMITE NATIONAL PARK

Quantidade de neve é recorde em Yosemite | YOSEMITE NATIONAL PARK

As montanhas da Califórnia receberam tanta neve – mais de 40 pés desde o início da temporada – que cidades inteiras fecharam. O governador da Califórnia declarou estado de emergência em 13 condados devido à precipitação incomum.

Yosemite esteve fechado nos últimos cinco dias devido ao clima extremo e estava programado para reabrir na quinta-feira. As autoridades ainda não têm uma data prevista para a reabertura.

Houve “uma queda de neve significativa em todas as áreas do parque”, disse o parque no Twitter. As fotos mostram a neve cobrindo o Half Dome, bloqueando completamente as portas dos edifícios e quase enterrando as tendas.

Instalações do parque foram soterradas em neve | YOSEMITE NATIONAL PARK

Na terça-feira, Yosemite quebrou o recorde diário de neve com 40 polegadas de neve, disseram autoridades ao San Francisco Chronicle, superando o recorde estabelecido em 1969. As equipes do parque estão trabalhando para limpar estradas e restaurar “serviços críticos” antes que os visitantes possam retornar.

“Estamos comprometidos em abrir o parque assim que pudermos fazê-lo de maneira segura”, disse Scott Gediman, porta-voz do parque, ao jornal. “Embora certamente recebamos bem a neve, ela criou muitos desafios.”

Alívio na seca

O balanço de neve próximo, a ser conhecido no começo do mês de abril, segue sendo o mais importante porque mede a neve em seu pico histórico, oferecendo uma projeção mais definitiva do abastecimento de água para o ano. A quantidade de neve de março já está medindo 71% a mais do que a média normalmente observada em 1º de abril.

Após os dados de abril serem conhecidos, as agências de água em todo o estado, bem como os grandes projetos estaduais e federais, geralmente avaliam suas reservas e determinam se precisarão restringir as entregas de água daqui para frente. Desde 2021, muitos provedores de água pedem e até exigem racionar o consumo de água por causa da seca que castigou por anos a Califórnia e foi tremendamente reduzida neste inverno.

O mapa do Monitor de Seca divulgado na quinta-feira pela Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) mostrou que 17% da Califórnia não estava passando por nenhum tipo de seca anormal, enquanto outro terço estava mais seco que o normal, entretanto não mais oficialmente em estado de seca.

Por outro lado, apenas três meses atrás, todo o estado era considerado em condições de seca. A Califórnia passou por quatro períodos de seca desde 2000, reduzindo enormemente a água disponível para irrigar plantações e sustentar a vida selvagem, além de atender às necessidades dos 40 milhões de residentes do estado.