Uma área de baixa pressão atmosférica entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai manterá a instabilidade neste sábado. A atuação deste sistema ontem, enquanto ainda estava sobre o Norte da Argentina, trouxe chuva para todas as regiões do território gaúcho, apesar de fraca na maioria das cidades.
Reitera-se que pela interação do ar quente e úmido com o centro de baixa pressão, há risco de chuva localmente forte e até torrencial em setores isolados, e que em áreas urbanas podem causar alagamentos.
Hoje, a área de baixa pressão vai chegar ao Sul gaúcho, após passar pelo Oeste. Na sequência, avança para o oceano. No começo da semana, o sistema vai ficar por 48 a 72 horas entre os litorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, observando uma trajetória que não é comum de se observar em centros de baixa pressão na nossa região.
Em regra, os centros de baixa que avançam do Norte da Argentina para o Uruguai e o Sul do Brasil depois se deslocam para o oceano e, uma vez sobre o mar, se distanciam do continente. Este vai fazer um caminho para o Norte e depois para Sul junto aos litorais gaúcho e catarinense.
Por isso, hoje, com a área de baixa pressão atmosférica no estado gaúcho, o dia registrará muitas nuvens e chuva na maior parte do estado, novamente irregular e isoladamente forte. Amanhã, com a baixa na costa, a instabilidade diminui drasticamente e não chove em muitas cidades com o sol aparecendo com nuvens em muitas cidades.
O Rio Grande do Sul vai ter outro dia de instabilidade neste sábado por conta de um centro de baixa pressão (leia mais ao lado). O sistema traz muitas nuvens para o estado hoje e ainda chove em todas as regiões. A chuva pode ser localmente forte em setores como do Centro, do Sul e do Leste gaúcho, com volumes altos em curto período.
Embora o quadro de instabilidade, períodos de melhoria ocorrem em diversas localidades e com aberturas, especialmente no Oeste. O tempo instável mantém as máximas mais baixas em quase todo o estado, mas com período de sol aquece mais em pontos do Oeste.
Amanhã, domingo, a nebulosidade diminui no Rio Grande do Sul em relação a este sábado e instabilidade também. O sol aparece com nuvens na grande maioria das cidades, embora com momentos de tempo mais fechado em parte do estado. Baixa pressão na costa mantém a possibilidade de chuva localizada, mais na Metade Leste, e em especial no Leste e no Nordeste gaúcho. A temperatura sobe mais que hoje e o dia será quente e abafado com mais calor no Oeste, onde o tempo firme predomina.