Uma intensa tempestade de chuva e vento na manhã desta quinta-feira provocou uma morte na localidade de Inriville, interior da província argentina de Córdoba. Uma jovem de 14 anos, de nacionalidade paraguaia, perdeu a vida no desabamento de parede de sua casa durante a tormenta. O temporal na região provocou queda de árvores, alagamentos e cortes de luz. Um caminhão que transportava refrigerante foi virado pelo vento e um carro arrastado. Há a suspeita que um tornado tenha passado pela zona. O tempo severo foi resultado de um sistema convectivo de mesoescala (grande aglomerado de nuvens carregadas) que atuou no começo do dia no Centro da Argentina (imagem de satélite abaixo da manhã de hoje).


A instabilidade aumenta muito e o quadro piora bastante no Centro da Argentina e no Uruguai nesta sexta-feira com nuvens muito carregadas, chuva intensa e temporais fortes isolados de vento e granizo. A chuva localmente deve ser extrema com acumulados em apenas 24 horas de até 200 mm ou mais em alguns pontos, sobretudo em províncias como de Córdoba e Santa Fé, na Argentina. Deve chover forte a intensamente ainda em parte do Uruguai, especialmente no Oeste. As áreas de Montevidéu e Buenos Aires vão estar sujeitas à chuva volumosa. No sábado, o tempo segue muito instável com chuva intensa e tormentas no Uruguai e no Centro e Norte da Argentina. É muito alto o risco de alagamentos e inundações nos dois países.


O tempo ainda está firma aqui no Rio Grande do Sul porque seguimos sob influência de um grande centro de alta pressão no Atlântico ao passo que se intensifica uma importante área de baixa pressão no Norte da Argentina. É o contraste de pressão e de temperatura entre o ar frio e de alta pressão na costa com o ar mais quente e de baixa pressão sobre o continente é que tem trazido vento moderado com rajadas do quadrante Leste em horas da tarde e do início da noite. Com o aquecimento diurno, o ar mais denso e frio do mar se movimenta em direção ao continente, onde atua o ar mais quente e leve. Nuvens altas vão atuar no Rio Grande do Sul ainda nesta sexta, mas o sol aparece. Não se pode afastar por completo instabilidade isolada em locais do Sul e do Oeste. Será outro dia quente e abafado. Hoje fez 34,8ºC em Santa Rosa e seque muito quente amanhã. No sábado, por conta do avanço da instabilidade dos países vizinhos já pode chover em pontos do Sul e do Oeste com risco de pancadas fortes e volumes altos localizados, não se afastando ainda temporais isolados. À noite, a chuva alcança até cidades do Centro do Estado e no domingo atinge o Centro, Norte e Leste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, enquanto pelo Sul e o Oeste e o tempo começa a melhorar.