Anúncios

O sol predomina no Rio Grande do Sul até sexta-feira e o tempo muda no Estado durante o fim de semana, apesar de que sábado algumas regiões ainda terão sol, nuvens e muito calor. A virada do tempo no Rio Grande do Sul no fim de semana deve se dar com chuva localmente forte a intensa e possíveis temporais de vento e granizo. A maior preocupação é com o risco de vendavais. Na sexta-feira, pontos do Extremo Sul e do Oeste do Estado já podem ter mau tempo. Se o quadro é de muita atenção para nós no fim de semana, na Argentina e no Uruguai, a situação é de extremo risco com um cenário muito pior do que se projeta para cá. As condições atmosféricas no Centro e no Norte da Argentina já estão muito instáveis com áreas de tormenta e devem se deteriorar uma enormidade amanhã e na sexta. No Uruguai, parte do tempo severo já afetará o Sudoeste do país no final da quinta, mas o pior vem na sexta e parte do sábado, quando a chuva forte vai se generalizar.



Imagem de satélite desta tarde mostra fortes núcleos de instabilidade se formando sobre a Argentina e o Paraguai

A MetSul antecipa que a instabilidade explode em províncias centrais da Argentina nesta quinta-feira com o avanço de uma área de baixa pressão e o deslocamento de ar mais frio a partir do Sul numa atmosfera quente, muito úmida e extremamente instável. A região vai enfrentar chuva intensa a torrencial e tempestades, algumas severas a destrutivas, de vento e granizo. Na sexta, Dia das Bruxas, a condição piora ainda mais com chuva em volumes que vão ter volumes ainda mais extremos e tempestades muito severas e que devem trazer danos. O quadro é preocupante para as áreas de Buenos Aires e Montevidéu na sexta, em especial na capital argentina. Os acumulados de chuva no Centro argentino devem ficar entre 100 mm e 300 mm (isoladamente até mais), dependendo do ponto. No Uruguai, a chuva também  será intensa com volumes de 100 mm a 200 mm. O pior cenário é esperado no Sul e no Litoral Oeste, sobretudo em departamentos como Colonia, Soriano e Rio Negro.



Modelo Brams/CPTEC indica chuva extrema em Colonia e Soriano, no Uruguai, nas primeiras horas da sexta-feira

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Atención – Situación de grave riesgo meteorológico para el Suroeste de Uruguay (Soriano y Colonia) en las ultimas horas del Jueves y, sobre todo, durante el Viernes. Un sistema de tormenta muy potente afectará la zona con tormentas muy fuertes y lluvia copiosa. Durante el Viernes y parte del Sábado intensas a copiosas precipitaciones sobre el territorio uruguayo con acumulados en algunos puntos de 100 mm a 200 mm. Alto riesgo de inundaciones y anegamientos. Tormentas aisladas de viento fuerte y granizo con potencial de daños. Advertencia de tiempo severo para todo el país, pero compatible con riesgo muy alto para el Suroeste y los departamentos del Litoral Oeste. No és un temporal como de setiembre y octubre del año pasado pero una situación de tiempo severo comun en meses de la primavera y el verano. Así que el viento más intenso no és solo costero (como durante un temporal por un ciclón extratropical) y viene sí con las tormentas fuertes a intensas aisladas.

Anúncios