O Rio Grande do Sul termina outubro com frio de inverno na madrugada em algumas cidades. Hoje, os termômetros indicaram 3ºC em São José dos Ausentes com mínimas mais altas que ontem na maioria das cidades. Na segunda-feira, Santa Catarina registrou uma mínima de 2ºC negativos em Urupema. No Rio Grande do Sul, as mínimas foram de 2,0ºC em São José dos Ausentes, 2,5ºC em Cambará do Sul, 2,6ºC em Vacaria, 3,2ºC em Bom Jesus, 3,8ºC em Farroupilha, 4,2ºC em Livramento e 4,3ºC em Bagé. O ar bastante seco contribuiu para o forte resfriamento noturno. A umidade ontem caiu a 9% (o menor valor do ano) em Santa Rosa, 12% em Cruz Alta e São Luiz Gonzaga, 14% em Ibirubá e 15% em Soledade e Lagoa Vermelha. O ar seco ainda proporcionou uma segunda-feira de céu claro e total ausência de nebulosidade em quase todo o Rio Grande do Sul.


Hoje, a realidade é diferente de ontem. Ar mais quente e úmido de origem tropical passou a cobrir a região Norte da Argentina e formou áreas de instabilidade com aumento de nebulosidade no Oeste da parte Sul do Brasil, o que traz tanto nesta terça-feira como amanhã possibilidade de chuva isolada para áreas mais a Oeste que estão próximas do país vizinho.


Na maioria das regiões gaúchas, porém, o sol aparece – apesar de nuvens no céu – até o final desta semana. O frio perde força na madrugada e as tardes ficam gradualmente mais quentes com calor mais intenso entre quinta e sábado. Entre sábado e domingo passará pelo Estado um frente fria associada a um ciclone extratropical na Argentina com chuva e risco de temporais, sobretudo de vento forte. A segunda metade desta semana poderá ter fortes temporais e precipitações localmente intensas na Argentina e no Uruguai com risco mais alto na sexta-feira e no sábado nas áreas de Buenos Aires e Montevidéu.