Tempestades atingiram diversas províncias da Argentina nas últimas horas com saldo de um morto e um desaparecido. A província mais atingida foi Córdoba, onde os volumes de chuva em alguns pontos chegou a 270 mm em 36 horas. Nas estações oficiais do Serviço Meteorológico Nacional, os volumes de chuva acumulados em 24 horas até 10h de hoje (hora de verão) foram de 134 mm em Marcos Juarez (província de Córdoba), 129 mm em Córdoba e 120 mm em Rosario (província de Santa Fé). Uma ponte caiu na província de Córdoba e um motorista está desaparecido. A região já havia registrado ontem por tempo severo, sobretudo na localidade de Inriville, onde uma jovem morreu. Imagens da tevê argentina mostradas hoje não deixam dúvida que um tornado atingiu Inriville pela gravidade e concentração dos danos que se deram em uma faixa estreita.


Caminhão virado pelo forte vento em rodovia no interior da província argentina de Córdoba – TN/Reprodução



Chuva intensa, de até 200 mm em alguns pontos, bloqueou estradas e trouxe alagamentos em Córdoba – C5N/Reprodução


No Uruguai, a chuva se intensificou hoje durante o dia com pancadas fortes em vários pontos do país, inclusive em Montevidéu. Em Punta del Este e outras cidades houve o registro de alagamentos, mas não há relatos de danos por tempo severo. O tempo segue muito instável ainda neste sábado no Uruguai com risco de chuva localmente forte e acumulados altos.


Pancada de chuva torrencial provocou alagamento no começo da tarde de hoje em Punta del Este – Marcelo Umpiérrez



Virada do tempo na tarde desta sexta-feira na cidade de Salto, no Oeste do Uruguai – Joaquin Carriquiry/Bcp Salto

Aqui no Rio Grande do Sul, o tempo começa a mudar hoje à noite pela região de Barra do Quaraí, Uruguaiana e Quaraí, onde podem ocorrer pancadas fortes isoladas, não se descartando temporais isolados. Amanhã, a chuva avança pelo Sul e o Oeste gaúcho ao passo que nas demais regiões o sol chega a aparecer com nuvens, sob calor e tempo muito abafado. A instabilidade pode alcançar ainda pontos do Norte e da região central do Estado (Santa Maria) até o fim do dia. No domingo, a chuva afeta o Centro, Norte e Leste do território gaúcho com melhora rápida durante o dia a partir do Oeste e o Sul. No decorrer do fim de semana, não se afasta chuva localmente forte e alguns temporais isolados no Estado na passagem durante a frente fria.