Anúncios

A última semana do ano costuma, via de regra, ser de muito calor no Rio Grande do Sul. Recém hoje se lembrava que no ano de 2012 os gaúchos enfrentaram o seu Natal mais quente de todos os tempos com temperaturas máximas que atingiram tórridos 39,8ºC em Porto Alegre e 41,4ºC em Torres.

O Natal de 2022, embora quente, entretanto, não foi tão extremo como de dez anos antes. A temperatura máxima oficial hoje no Rio Grande do Sul foi de 33,8ºC em Campo Bom, na Grande Porto Alegre. Já na capital, a máxima da tarde atingiu 30,7ºC. Em Torres, que dez anos antes no mesmo dia fez mais de 41ºC, a máxima neste dia de Natal não passou de 26,1ºC.


Chamou atenção nas máximas de hoje os valores abaixo do normal para esta época do ano mais ao Sul gaúcho. As máximas deste domingo não superaram à tarde 25,7ºC em Livramento, 24,4ºC em Dom Pedrito, 23,6ºC em Capão do Leão, 22,7ºC em Bagé e 22,4ºC em Jaguarão.

O motivo foi a chegada de uma frente fria com ar mais frio em sua retaguarda e que ainda no sábado causou forte temporal na região de fronteira com o Uruguai. A Metade Norte, por sua vez, seguia com ar mais quente neste domingo de Natal, o que, por exemplo, favoreceu um temporal de verão com granizo em São Francisco de Paula.


À medida que a frente avança lentamente para o Norte pelo Sul do Brasil até quarta-feira, ar mais ameno ingressa no estado gaúcho. Tal como é o normal nesta época do ano, ar frio tem trajetória predominantemente oceânica.

Por isso, a temperatura nesta segunda-feira e nos próximos dias vai estar mais agradável na Metade Leste gaúcha enquanto na Fronteira Oeste faz calor durante toda a semana à tarde com máximas acima dos 30ºC.

No final desta semana, a influência da massa de ar frio vai cessar em todo o estado e uma massa de ar quente vai tomar conta do território gaúcho, o que vai elevar acentuadamente a temperatura com muito calor principalmente no último dia do ano.

Os mapas abaixo com as projeções de anomalia de temperatura em 2 metros a cada dia de segunda a sábado do modelo alemão Icon mostram claramente como a temperatura vai se comportar durante a semana com marcas abaixo da média na maioria dos dias e intenso aquecimento entre os dias 30 e 31.

É importante ressalvar que o azul nos mapas no inverno significa frio, mas não no verão. São mapas de anomalia, ou seja, de desvio da média. Como as médias desta época do ano são altas, um dia com 3ºC abaixo da média pode ter 30ºC na Fronteira Oeste gaúcha.

Um exemplo de como esta última semana do ano será mais agradável no Leste gaúcho é Porto Alegre. A máxima média histórica de dezembro na cidade é de 30,0ºC, mas esta marca somente deve ser superada no próximo sábado.

Até sábado, as tardes na capital devem ter marcas inferiores aos 30ºC. O contraste térmico entre oceano e continente deve resultar em dias ventosos no Sul e no Leste gaúcho na segunda metade da semana.

Anúncios