Anúncios

O Rio Grande do Sul amanheceu nesta segunda-feira com temperatura muito alta em diversas cidades. Dados de estações oficiais indicavam às 7h da manhã 23,9ºC em São Borja, 23,7ºC em Teutônia, 23,5ºC em São Vicente do Sul, 21,4ºC em Santa Rosa, 20,8ºC em Frederico Westphalen e 20,7ºC em Ibirubá. A base aérea de Santa Maria anotava no horário 24ºC.

O amanhecer tinha ainda vento Norte com rajadas em alguns municípios. Em Santa Maria, por exemplo, na base, o vento do quadrante Norte quente e seco atingia 65 km/h. Em Soledade, as rajadas chegavam a 52 km/h. Em Santa Catarina, no alto do Morro da Igreja, a 1.800 metros de altitude, o vento Norte alcançava no horário 107 km/h nas rajadas.

A temperatura muito alta para o horário em pleno mês de julho e o vento moderado a forte no começo desta segunda-feira em vários pontos são consequência do mesmo fenômeno: uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que atua no Rio Grande do Sul e deve aumentar de intensidade até o começo da tarde.

Trata-se de um corredor de vento nas camadas baixas da atmosfera. Tal como as principais correntes de jato, as polares e subtropicais, são “rios” na atmosfera, embora em menor escala e geralmente em velocidades mais lentas. Da mesma forma, são o resultado de gradientes (diferenças) de temperatura em altitudes mais baixas, que levam a um gradiente de pressão e um fluxo de ar perpendicular a esse gradiente.

Estas correntes de jato em baixos níveis (JBN) a Leste dos Andes que trazem ar quente costumam se originar na Bolívia ou no Centro-Oeste do Brasil e apresentam, em regra, uma extensão de centenas de quilômetros do Sul da região amazônica até a bacia do Rio Prata. No Prata, o jato costuma recurvar em direção a Leste para o Atlântico. São estes episódios de JBN que trazem vento Norte seco quente de forte intensidade às vezes para o Rio Grande do Sul, especialmente precedendo uma frente fria acompanhada de ciclone extratropical mais profundo, sobretudo no inverno.

É quando o vento sopra não raro com velocidades perto ou acima de 100 km/h na região de Santa Maria e nos vales, elevando a temperatura noturna para marcas ao redor ou acima de 30ºC, mesmo durante o inverno, em razão do que se denomina de aquecimento adiabático. O vento desce a encosta dos morros e superaquece por compressão, gerando alta temperatura nos vales e baixadas.

No caso desta segunda-feira, alerta-se que o vento Norte não vai se limitar ao começo do dia e que a tendência é aumentar durante o período à medida que a corrente de jato em baixos níveis da atmosfera se fortalece no Rio Grande do Sul até o período da tarde.

Adverte-se que pode ventar forte do quadrante Norte em várias cidades e mesmo rajadas intensas de vento seco e quente de Norte, próximas ou acima de 100 km/h, não são afastadas em alguns pontos com potencial de transtornos e danos, como queda de galhos ou árvores, além de cortes de luz isolados.

Áreas como a de Santa Maria, encostas de serras em vales e cidades de maior altitude podem ter a ventania mais intensa de Norte com significativo aquecimento. Na área metropolitana, quando há uma intensa corrente de jato em baixos níveis, Porto Alegre não costuma sofrer os maiores efeitos do vento que tende a ser mais forte no Vale do Sinos.

A corrente de jato vai contribuir para elevar acentuadamente a temperatura nesta segunda e a tarde será de calor em muitas cidades do Rio Grande do Sul com máximas acima de 30ºC. Os termômetros devem indicar marcas perto ou acima de 30ºC no Noroeste, no Centro gaúcho, nos vales e na Grande Porto Alegre. Mesmo a Serra Gaúcha, apesar da altitude, vai enfrentar uma tarde de temperatura muito elevada para julho por efeito do vento Norte que traz ar quente da Bolívia e do Centro-Oeste para o território gaúcho.

Este corredor de vento que atua hoje no Rio Grande do Sul com vento Norte e alta temperatura precede uma frente fria que vai cruzar pelo estado gaúcho entre hoje e amanhã com chuva e um elevado risco de temporais isolados. A maior preocupação na passagem desta frente é com o risco de vendavais localizados, alguns fortes a intensos.