Anúncios

Um morador do estado norte-americano da Flórida registrou em vídeo uma iguana buscando refúgio do frio na árvore de Natal da sua casa. No vídeo, o residente da Flórida tenta capturar o animal entre os enfeites da árvore como uma rede.


A temperatura caiu abaixo de zero no dia de Natal em várias cidades do estado e Miami teve um dos dias de Natal mais frios de sua história com apenas 10ºC no meio da tarde. Chegou a cair chuva congelada e neve granular em alguns locais do Centro da Flórida, inclusive nas praias.

Quando as temperaturas do Sul da Flórida caem abaixo de 10ºC, o escritório do Serviço Nacional de Meteorologia de Miami emite um aviso exclusivo de “iguanas caindo” na previsão. As iguanas têm sangue frio e, quando as temperaturas caem, os répteis normalmente tropicais acabam afetados. Os avisos de queda de iguanas no fim de semana já se proliferam entre os meteorologistas das tevês da Flórida.

Mas por que as iguanas verdes na Flórida têm uma reação tão dramática ao tempo frio? Sarah Funck, coordenadora do programa de peixes e animais selvagens não nativos da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida, explicou ao jornal USA TODAY que iguanas não são nativas da Flórida, por isso são incapazes de tolerar temperaturas mais baixas.

“Dependendo da temperatura e da quantidade de tempo que as temperaturas frias são mantidas, as iguanas podem ficar atordoadas ou até mortas. Quando atingimos temperaturas quase congelantes ou congelantes, às vezes elas podem cair das árvores e ficar rígidas no chão”, disse Funck, explicando que o controle muscular dos animais pode ser interrompido nessas temperaturas mais baixas. À medida que as temperaturas esquentam, as criaturas geralmente “se recuperam rapidamente”, disse Funck.

As iguanas verdes são nativas da América do Sul, América Central e Caribe, e chegaram à Flórida por meio do comércio de animais de estimação. Eles foram relatados pela primeira vez no estado na década de 1960, de acordo com a Florida Fish and Wildlife Conservation Commission.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, por seu escritório de Miami, emitiu aviso no passado de queda de iguanas imobilizadas pelo frio. “As iguanas são de sangue frio. Eles desaceleram ou ficam imóveis quando a temperatura cai para 4ºC ou 5ºC”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia. “Elas podem cair das árvores, mas não estão mortas”, destacou.

Em resumo, as baixas temperaturas fazem com que as iguanas verdes entrem em um estado de inatividade física em que seu controle muscular é interrompido temporariamente, o que pode fazer com que caiam das árvores em que estão. Isso não significa que elas estão mortas. Ao contrário, podem se recuperar rapidamente quando as temperaturas sobem.

Anúncios