Anúncios

Quarta-feira será o dia de tempo mais instável na semana | DENIS GOERL

Esta última semana do ano pode ser dividida em dois tempos, como uma partida de futebol, quando o assunto é o tempo no Rio Grande do Sul. Esta primeira metade da semana, o primeiro tempo, terá instabilidade mais frequente e temperatura menor. Já na segunda, os dias devem ter mais sol e a temperatura estará em elevação.

Esta segunda-feira chega a ter a presença de sol e nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul, mas o deslocamento de uma frente fria de fraca atividade induz instabilidade. Por isso, parte do estado tem períodos de maior nebulosidade no decorrer do dia.


Projeção de chuva para hoje do modelo alemão Icon | METSUL

Chove hoje em diversas regiões, especialmente na Metade Norte, mas a chuva será muito irregular e não alcança todas as cidades gaúchas. Isoladamente, a chuva pode ser forte. O Norte e o Oeste têm uma tarde de calor, mas no Sul e no Leste a temperatura se eleva menos e o dia será agradável com máximas inferiores ao que é normal para esta época do ano.


Esta terça-feira, por sua vez, terá a presença do sol com nuvens na maioria das áreas do Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza com chuva em diversos pontos do estado, notadamente no Oeste, no Centro e no Norte gaúcho. A chuva será irregular, mas forte em alguns locais com risco de temporais isolados. A instabilidade se dá principalmente da tarde para a noite. A chuva será antecedida por horas de calor na maioria das localidades.

Projeção de chuva para terça do modelo alemão Icon | METSUL

Já a quarta-feira será o dia mais instável desta semana no Rio Grande do Sul. Um área de baixa pressão vai atuar entre o Leste e o Nordeste do estado com chuva na maioria das regiões gaúchas, especialmente na primeira metade do dia. Na sequência, a nebulosidade diminui e o sol aparece com nuvens em diferentes pontos do estado. Mesmo assim, alguns pontos ainda devem ter chuva na segunda metade do dia.

Projeção de chuva para quarta do modelo alemão Icon | METSUL

Na quinta, uma massa de ar mais seco e de alta pressão passa a influenciar o tempo no Rio Grande do Sul. O sol aparece em todas as regiões e, inclusive, com períodos de céu claro em diversos municípios. O tempo aberto e o ar seco proporcionam uma madrugada muito amena para o final do ano em várias cidades, mas aquece mais à tarde com calor mais forte no Oeste gaúcho.

Projeção de chuva para quinta do modelo alemão Icon | METSUL

Na sexta-feira, outro dia com o predomínio do tempo ensolarado no Rio Grande do Sul, apesar que nuvens devem ingressar ao longo do dia em algumas regiões. Ar mais quente começa a se deslocar do Norte da Argentina para o território gaúcho e promove maior aquecimento. Por isso, a tarde será de calor que será mais intenso no Oeste e no Noroeste. O vento de Leste se intensifica no Sul e no Leste gaúcho com rajadas.

Projeção de chuva para sexta do modelo alemão Icon | METSUL

Por fim, o sábado, última dia do ano, será com sol no Rio Grande do Sul. O ar quente estimula a formação de nuvens no decorrer do dia, mas quase todo o estado terminará o dia 31 sem chuva. Pontos isolados do interior podem ter chuva de verão pelo calor que será intenso com uma tarde muito quente. No fim do dia, tempo firme predomina no estado. Quem for para as praias terá um sábado de sol, mas que pode ser ventoso em diversos balneários.

Projeção de chuva para sábado do modelo alemão Icon | METSUL

Os dados indicam que nos primeiros dias de 2023 deve ocorrer aumento de nebulosidade e chuva na maioria das regiões do Rio Grande do Sul. Os modelos, entretanto, ainda divergem sobre os acumulados de precipitação. Modelos numéricos apontam possibilidade de chover em diferentes pontos do estado gaúcho entre os dias 1 e 3 de janeiro.

Anúncios