Anúncios

Vento será o protagonista no tempo no Rio Grande do Sul no restante deste domingo e no começo da segunda-feira. As rajadas podem ser fortes em alguns municipios, sobretudo do Sul e do Leste do Estado.

Com efeito, são três os motivos para o vento. Primeiramente, uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera que atua sobre o Estado e ganha força horas antes de uma frente fria e com a formação de um ciclone no Uruguai. Segundo, a passagem da frente fria trará rápida troca de massas de ar que vai se dar com ventania. Terceiro, o ingresso de ar frio que o ciclone impulsiona para o território gaúcho.

Então, no primeiro momento o calor da manhã deste domingo e que permanece em muitas regiões agora durante a tarde ocorre com vento do quadrante Norte que sopra moderado com rajadas fortes em algumas regiões, especialmente de vales.

Na sequência, com o avanço da frente fria pelo Rio Grande do Sul se espera aumento de nuvens. Quando a frente chegar haverá uma substituição rápida do ar muito quente por ar mais frio. Nesse sentido, a mudança vai se dar com rajadas de vento que podem ser fortes a intensas em algumas cidades de Sudoeste.

E, por fim, na noite de hoje e no começo da segunda o vento sopra de Oeste a Sudoeste com rajadas por influência do ciclone que impulsiona ar seco e mais frio para o Rio Grande do Sul.

Mais vento e menos chuva

Chove desde cedo neste domingo em pontos do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul, mas em grande número de cidades gaúchas a mudança do tempo vai se dar apenas com vento nas próximas horas. A Metade Norte, em particular, deve ter pouco ou nada de chuva na maior parte dos municípios.

As rajadas de vento nas próximas horas no Rio Grande do Sul, em geral, devem ficar entre 40 km/h e 60 km/h, mas no Sul e no Leste do Estado podem alcançar entre 60 km/h e 80 km/h até o começo da segunda.

Em pontos isolados, sobretudo do Litoral Sul, a ventania pode ser mais forte. Porto Alegre é uma das cidades que terá rajadas de vento. Primeiramente, acompanhando ar quente nesta tarde de domingo. Após, em razão da frente fria e do ingresso de ar mais frio.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Enfim, cidades que agora estão com muito calor e vento Norte vão terminar o domingo ou começar a segunda-feira com vento do quadrante Oeste a Sul e temperatura muito mais baixa com a substituição das massas de ar.

Anúncios