Frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul neste domingo. Sistema frontal avança da Argentina pro território gaúcho na primeira metade do dia e instabiliza a atmosfera. O Estado terá um domingo de Carnaval de muitas nuvens com períodos de céu nublado a encoberto em todas as regiões. O sol até deve aparecer entre nuvens em algumas áreas em parte do dia, entretanto se espera chuva na maioria das localidades gaúchas. É alto o risco de chuva localmente forte a intensa com possibilidade de altos volumes em curto intervalo. A chuva, entretanto, deve ser muito irregular no Rio Grande do Sul com altos volumes em alguns pontos e pouco ou nada em outros, conforme os mais recentes dados de modelos.
As mais recentes saídas dos modelos, a propósito, na comparação com as rodadas de sexta e sábado, passaram a mostrar a frente com menor organização e menor intensidade do que antes indicavam. Mesmo assim, devido ao grande contraste térmico entre o ar muito quente e úmido que precede a frente e o ar frio e seco que avança na retaguarda, há o risco de que ao avançar pelo Rio Grande do Sul o sistema frontal provoque temporais localizados com ocorrências isoladas de vendavais e granizo. Chama a atenção no pacote numérico de modelagem o indicativo de rajadas de vento forte em vários locais na passagem desta frente fria pelo Rio Grande do Sul, logo o risco de vento forte é maior que o de queda de granizo. Um centro de baixa pressão no Paraguai aprofunda a instabilidade e se soma ao sistema frontal como fatores que criam cenário favorável a temporais localizados.
A frente fria instabiliza muito a atmosfera neste domingo de Carnaval ainda no restante do Sul do Brasil. Pancadas de chuva, localmente fortes a torrenciais, atingem a maior parte de Santa Catarina e do Paraná no decorrer do dia com instabilidade mais intensa da tarde para a noite, quando cresce o risco de temporais localizados com vento forte e ocasional granizo.
O domingo começa com o Rio Grande do Sul sob ar quente e úmido que traz sensação de forte abafamento e grande desconforto térmico. Com a passagem da frente, espera-se queda de temperatura com vento e o dia deve terminar ameno na maioria das regiões. A queda da temperatura será mais sentida pelo Sul, por onde começa a ingressar a massa de ar mais frio e seco de alta pressão atmosférica.