Anúncios

Temporais isolados foram registrados ontem no Centro da Argentina, consequência do intenso calor com marcas entre 35ºC e 40ºC e do aumento da instabilidade atmosférica pelo deslocamento de uma frente fria que hoje alcança a região de Buenos Aires e com tempestades. Na província de Córdoba, a tarde de ontem registrou queda de granizo de grande tamanho em algumas localidades (foto). Novos temporais são esperados hoje no Centro argentino e no Uruguai à medida que a frente se desloca para Norte. No começo da manhã desta sexta-feira nuvens muito carregadas avançaram para a capital argentina e o Sudoeste uruguaio, na região de Colonia.

A MetSul adverte que as condições são favoráveis a temporais localizados nesta sexta-feira e no decorrer do sábado no Rio Grande do Sul. Na tarde de ontem já foram observados núcleos bastante isolados de forte instabilidade no interior gaúcho, sobretudo na Metade Oeste do Estado, mas hoje a atmosfera estará muito mais instável no território gaúcho. Com forte a intenso calor na maioria das regiões e o aumento da taxas de instabilidade, o cenário se torna propício a temporais localizados na maioria das regiões gaúchas entre a tarde e a noite de hoje e que afetarão um número muito maior de municípios do que ontem.



São formações, insistimos, isoladas, mas que podem trazer chuva forte a intensa de curta duração com altos volumes localizados, raios, rajadas de vento e ocasional granizo. Amanhã, sábado, como a massa de ar seguirá quente e bastante instável no Rio Grande do Sul ainda são esperadas condições ideais para tempestades localizadas, especialmente em horas da tarde e noite. A última saída do modelo WRF apontou a possibilidade de que no final desta sexta e começo da madrugada de sábado possam ocorrer temporais com chuva localmente volumosa no Sul gaúcho.

 

Anúncios