Anúncios

Elba Soberon

A passagem de frente fria trouxe chuva ontem para quase todo o Rio Grande do Sul com pancadas localmente fortes. A troca de massas de ar, de quente para mais fria, veio com vento que passou dos 50 km/h em Porto Alegre e de 70 km/h em algumas cidades do interior. No Litoral Norte, áreas de instabilidade trouxeram nuvens pesadas à tarde com chuva. Essa frente fria precede massa de ar frio de forte intensidade pra época do ano. Ontem, na Argentina, Bariloche teve 2ºC abaixo de zero em pleno mês de fevereiro. Na província de Buenos Aires, várias cidades amanheceram com menos de 10ºC. Em Mar del Plata, principal balneário argentino, fez só 8ºC.

Essa massa de ar frio toma conta do Rio Grande do Sul hoje, proporcionando um dia com temperatura agradável e abaixo do que é normal. À noite, nas Serras do Sudeste e do Nordeste, sensação de frio em pleno verão. No começo da manhã desta segunda-feira já se registrava frio com marcas entre 11ºC e 13ºC em cidades como Pinheiro Machado, Bagé, São José dos Ausentes, Livramento, Dom Pedrito, Jaguarão e Canguçu.


A madrugada de amanhã e de quarta prometem ser as mais frias da semana no Rio Grande do Sul e Santa Catarina com mínimas bastantes baixas para a época do ano em muitas localidades. São esperadas marcas abaixo de 10ºC na fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste, Serra do Nordeste, Aparados e talvez em baixadas do Planalto Médio. Em Santa Catarina, mínimas de um dígito também em cidades de maior altitude. Na segunda metade da semana a temperatura entra em elevação e o calor retorna à tarde, mas sem abafamento pelo perfil seco da atmosfera.


O sol aparece com nuvens em parte do Estado hoje. Tempo mais aberto no Oeste e no Sul com o ingresso de ar seco. Na Metade Norte e no Leste gaúcho, o que inclui Porto Alegre e as praias, grande parte do dia deve ter momentos de maior nebulosidade com chuvisco e chuva em alguns momentos, mas sem expectativa de chuva forte. O vento sopra fraco a por vezes moderado pelo ar mais frio.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O tempo seco predomina no restante da semana no Rio Grande do Sul. Entre terça-feira e a quarta ainda pode ocorrer chuva muito isolada em pontos da costa, mas o sol aparece nas praias. Na segunda metade da semana chance de chuva de verão muito isolada sobre o Norte gaúcho. Pancadas de verão em maior número de municípios somente na semana que vem e antes do dia 20 não se vislumbra chuva generalizada no Rio Grande do Sul.

Anúncios