Cidade de São Paulo terá chuva e acentuada queda da temperatura nesta sexta-feira com a chegada de uma frente fria e o ingresso de uma massa de ar frio que vai avançar a partir do Sul do Brasil | ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL/EBC

Uma frente fria começou a ingressar no Rio Grande do Sul nas primeiras horas desta quinta-feira com chuva e trovoadas. Este sistema frontal não apenas vai trazer instabilidade para os três estados do Sul como será responsável por uma mudança do tempo também na Região Sudeste com expectativa de chuva em parte da região, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O mapa acima mostra a projeção de chuva até o final do domingo no Sudeste do Brasil, segundo o modelo meteorológico alemão Icon. Este e outros modelos de precipitação estão disponíveis ao nosso assinante na seção de mapas. Conforme se observa na projeção do modelo, em São Paulo, a chuva tende a se concentrar principalmente no Sul e no Leste paulista.

Esta quinta-feira ainda é de tempo firme na cidade de São Paulo com ar muito seco, poluição com índices altos em alguns pontos e temperatura elevada que deve ficar entre 27ºC e 28ºC na maioria dos bairros e se aproximar dos 30ºC em alguns. Amanhã, o dia começa com tempo firme e quente na capital paulista, mas a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza com a frente fria vinda do Sul do Brasil mais da tarde para a noite com chuva que pode vir com trovoadas. O tempo melhora no sábado e o fim de semana vai ser de sol.

Já na cidade do Rio de Janeiro, o cenário é muito semelhante. Esta quinta-feira é ensolarada sob o domínio da grande massa de ar seco que cobre a maior parte do território brasileiro. A tarde é de forte calor para esta época do ano com máximas de 33ºC a 34ºC em diferentes áreas da capital fluminense.

Amanhã, sexta, o dia começa com sol, nuvens e temperatura alta, porém a nebulosidade aumenta e deve chover na segunda metade do dia, sobretudo à noite. Há risco de fortes rajadas de vento. No fim de semana, o tempo melhora e o sol aparece.

Na cidade de São Paulo, a queda maior da temperatura com a chegada da massa de ar frio tem início no final da sexta-feira com marcas de 12ºC a 13ºC no final do dia. No sábado, a capital paulista amanhece com frio de 12ºC e terá uma tarde amena, esperando-se a mínima do dia no final do dia com 10ºC. A madrugada mais fria na cidade será a do domingo com até 8ºC, com marcas menores em bairros ao Sul da capital paulista.

Vai cair, assim, mesmo que brevemente, o bloqueio atmosférico que traz um julho sem precedentes de temperatura alta na cidade de São Paulo. A partir da segunda-feira as mínimas começam uma tendência de elevação. Já na cidade do Rio de Janeiro, o fim de semana será mais agradável e a madrugada do domingo até fria com possibilidade de marcas entre 13ºC e 15ºC.