Uma massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira na retaguarda de uma frente fria que vai avançar pelo Estado com chuva generalizada entre a tarde e a noite de hoje. A massa de ar frio não é de forte intensidade, mas será responsável por uma queda acentuada da temperatura em muitas áreas do Centro-Sul do Brasl até o final da sexta-feira.

Mapa com a projeção de anomalia de temperatura em 850 hPa (1.500 metros) do mddelo europeu mostra um bolsão de ar frio sobre o Sul do Brasil na manhã da sexta-feira | METSUL

À medida que a frente fria se move rapidamente e a troca de massas de ar, de quente para fria, será brusca, vários pontos devem ter vento moderado a forte quando do ingresso do ar mais frio.

Amanhã, com a atuação de centro de baixa pressão no oceano, o Sul e o Leste gaúcho terão vento frio em parte do dia e que na costa pode apresentar rajadas com agitação marítima e risco de ressaca.

Com a chegada do ar frio já hoje, o final desta quinta-feira já deve ter temperatura baixa em parte do Rio Grande do Sul, o que deve fazer com que algumas cidades registrem suas mínimas do dia na noite de hoje e não ao amanhecer, como é o habitual. A fronteira com o Uruguai e a Campanha, por exemplo, deve ter 9ºC ou 10ºC no fim do dia.

A frente fria será precedida por temperatura alta e vento do quadrante Norte na Metade Norte nesta quinta. O Noroeste, novamente, pode ficar perto ou ao redor dos 30ºC e a Grande Porto Alegre e os vales devem ter 27ºC a 29ºC na maioria dos pontos. Com a chuva, queda acentuada da temperatura ocorre acompanhada de vento que vira para Oeste a Sul.

Mapa com a projeção de anomalia de temperatura em 850 hPa (1.500 metros) do mddelo europeu mostra o bolsão de ar frio sobre a costa do Sudeste do Brasil na manhã de sábado | METSUL

A massa de ar frio avança pelo Sul do Brasil durante a sexta-feira, derrubando a temperatura em Santa Catarina e no Paraná à medida que o sistema frontal se desloca para Norte. São Paulo tem um dia quente hoje com máxima perto de 30ºC em pontos da capital paulista e a sexta começa ainda quente. A cidade de São Paulo, contudo, deve terminar a sexta fria com temperatura ao redor de 13ºC.

Madrugadas mais frias no fim de semana

O resfriamento deve se acentuar no Rio Grande do Sul na madrugada desta sexta-feira. A massa de ar frio toma conta do território gaúcho amanhã e afasta a instabilidade que traz chuva em algumas áreas mais ao Norte e o Nordeste do Estado no começo do dia. Com isso, o sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta. O começo e o final do dia serão frios em todas as áreas. Já a tarde, conforme a localidade, será entre fria e amena mesmo com a presença do sol. Não há previsão de neve para a Serra Gaúcha, como alguns meios de imprensa chegaram a informar.

O amanhecer do sábado será muito frio com marcas abaixo de 5ºC na maioria das cidades gaúchas, o que vai trazer geada em grande número de municípios do Estado. Marcas negativas são esperadas na Serra do Sudeste e nos Campos de Cima da Serra. Porto Alegre pode ter 7ºC e pontos da área metropolitana ao redor de 5ºC.

No domingo, as mínimas ainda são baixas, porém mais altas que as do sábado na maioria das cidades. Porto Alegre deve ter 8ºC, mas persiste a possibilidade de marcas abaixo de zero na região de São José dos Ausentes. Na segunda, com tempo aberto e perfil seco da atmosfera, as mínimas nos Aparados devem ficar em torno de 0ºC e até negativas em algumas baixadas.

O Planalto Sul Catarinense tem alta possibilidade de marcas negativas no fim de semana e na segunda-feira. Marcas tão baixas quanto -4ºC ou menos podem ser observadas em algumas das baixadas da região no amanhecer do sábado que tende a ser o mais frio neste episódio. Já no Paraná, o frio também vai se fazer sentir com resfriamento maior no final da sexta em Curitiba, onde no fim de semana pode fazer em torno de 5ºC.

Na cidade de São Paulo, a queda maior da temperatura tem início no final da sexta-feira com marcas de 12ºC a 13ºC no final do dia. No sábado, a capital paulista amanhece com frio de 12ºC e terá uma tarde amena, esperando-se a mínima do dia no final do dia com 10ºC. A madrugada mais fria na cidade será a do domingo com até 8ºC, com marcas menores em bairros ao Sul da capital paulista. A partir da segunda-feira as mínimas começam uma tendência de elevação.

Projeção de geada

A incursão de ar frio vai trazer geada nos três estados do Sul. O fenômeno deve ser mais amplo na madrugada do sábado, entretanto pontos dos Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná terão geada ainda no começo do domingo e da segunda-feira. Mesmo pontos de São Paulo terão geada fraca, embora em poucos locais. No Sul do Mato Grosso do Sul, onde também vai esfriar, a probabilidade de geada existe, mas é menor.

Os mapas acima mostram as projeções de probabilidade de formação de geada nas madrugadas do sábado e do domingo, de acordo com a saída da madrugada de hoje do modelo canadense, que pode ser consultado pelo nosso assinante da MetSul Meteorologia na seção de mapas da página.

Chuva, vento e raios antes do ar frio

A massa de ar frio vai ser precedida por uma frente fria entre hoje e amanhã que trará chuva mais generalizada no Sul do Brasil e que atingirá São Paulo até o final da sexta. Como a frente é precedida por ar quente e se desloca rapidamente, haverá radical mudança de temperatura com muitas cidades saindo do calor para o frio em questão de poucas horas.

Projeção de chuva acumulada do modelo meteorológico alemão Icon para o período entre hoje e sábado | METSUL

O sistema frontal vai começar a ingressar pelo Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul na manhã desta quinta com chuva e trovoadas. A frente, então, avançará rapidamente no decorrer da tarde e noite para as demais regiões gaúchas e trará mudança do tempo e chuva para quase todo o Estado até o final do dia. Amanhã, a frente fria se deslocará por Santa Catarina e o Paraná, alcançando o estado de São Paulo, onde vai acabar com um longo período mais seco e quente.

Na área de Porto Alegre, o sol aparece com nuvens durante grande parte desta quinta, mas a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza na segunda metade do dia, sobretudo à noite. Áreas mais ao Norte o Nordeste gaúcho terão a máxima atividade frontal no final desta quinta ao passo que no Oeste e no Sul o pico da instabilidade se dará no final da manhã e na tarde desta quinta-feira.

Os volumes de chuva na passagem da frente não devem ser altos na maioria das localidades, entretanto pancadas passageiras fortes a localmente torrenciais podem ser esperadas em diversos municípios quando da chegada do sistema. A chuva virá acompanhada de raios em muitos locais e não podem ser descartados temporais isolados de vento e forte e granizo na passagem da frente.