Uma frente fria já avança pelo Rio Grande do Sul e começou a mudar o tempo no Estado. O sistema frontal traz aumento de nebulosidade e provocava chuva com trovoadas na fronteira com o Uruguai, Campanha e o Sul gaúcho na manhã desta quinta-feira. No Chuí, no extremo Sul, a chuva começou ainda durante a madrugada e a temperatura se manteve baixa de manhã com a chegada de ar mais frio.

A imagem do canal infravermelho do satélite GOES-16 do final da manhã com dados de raios do sensor GLM (pontos vermelhos) mostrava o céu já tomado por nuvens no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul com descargas atmosféricas em diferentes pontos, notadamente em municípios do Sul gaúcho e da fronteira com o Uruguai.

A frente avançará rapidamente no decorrer da tarde e noite de hoje para as demais regiões gaúchas e trará mudança do tempo e chuva para quase todo o Estado até o final do dia. Amanhã, a frente fria se deslocará por Santa Catarina e o Paraná, alcançando o estado de São Paulo, onde vai acabar com um longo período mais seco e quente.

Na área de Porto Alegre, o sol aparece com nuvens durante grande parte desta quinta, mas a nebulosidade aumenta e o tempo passa a nublado e encoberto com o avançar da tarde. No fim da tarde e/ou à noite, a atmosfera se instabiliza com chuva na região da capital gaúcha. Já em cidades mais ao Norte do Estado, como do Alto Uruguai, ou setores mais ao Norte do litoral gaúcho, a chuva chega no fim do dia ou no começo da sexta.

Os volumes de chuva na passagem desta frente fria não devem ser altos na maioria das localidades, entretanto pancadas passageiras fortes a localmente torrenciais podem ser esperadas em diversos municípios quando da chegada do sistema. No geral, os acumulados vão ficar abaixo de 15 mm, mas haverá pontos com 30 mm a 50 mm.

A chuva virá acompanhada de raios em muitos locais e não podem ser descartados temporais bastante isolados de vento e forte e granizo na passagem da frente, embora o risco de tempo severo não seja alto na grande maioria dos municípios neste episódio de instabilidade frontal das próximas horas.

O tempo melhora no Rio Grande do Sul amanhã com o ingresso de uma massa de ar frio que vai afastar a instabilidade. A temperatura estará consideravelmente menor amanhã em relação ao dia de hoje, mas as mínimas mais baixas são previstas para o amanhecer do sábado que deve ter formação de geada em grande número de localidades.