Anúncios

O avanço de uma frente fria provocou fortes temporais na Argentina, Uruguai e em parte do Rio Grande do Sul. A região de Buenos Aires foi afetada por chuva torrencial e queda de granizo que causou caos no trânsito. Até mesmo a Casa Rosada foi inundada devido a problemas de escoamento após a chuva. Em alguns bairros choveu de 50 mm em pouco mais de 20 minutos. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia foi a chuva mais intensa desde o mês de abril quando intenso temporais provocaram destruição e morte na região.


Temporal provocou caos no transito de Buenos Aires ontem –  Daniel Garcia/ AFP/CP

No Uruguai, vários municípios foram afetados por queda de granizo e alagamentos, sobretudo, nos departamentos de Florida, San José, Flores, Durazno e Paysandu.

 

Aqui no Estado a instabilidade teve início ontem pelas fronteiras Oeste e Sul com registro de granizo na região de São Gabriel, Barão do Triunfo, Cruz Alta, Cerro Grande do Sul, Santana do Livramento e também nos arredores de Sobradinho. Na Capital e Região Metropolitana a chuva passou rápido no fim da tarde com alta incidência de raios e pouca chuva. Algumas rajadas de vento afetaram municípios do Vale do Caí, a Serra e a Zona Sul. Em Santa Vitória do Palmar temporal foi intenso ontem a noite provocando estragos em algumas regiões do município.

 

Temporal avançou pela Grande Porto Alegre ontem no começo da noite – Fernando Mainar

Nuvem Mammatus  em Santa Cruz do Sul ontem a tarde no registro de Douglas Becker

Temporal que ocorreu ontem a noite em Santa Vitória do Palmar provocou transtornos – Rogerio D’ávila

Queda de granizo registrado ontem em Cerro Grande do Sul – Brigada Militar/CP

Hoje a frente fria avançou desde a madrugada em grande parte do Estado trazendo chuva forte, rajadas de vento novos episódios de queda de granizo. Em Uruguaiana as rajadas de vento superaram os 105 km/h segundo dados do aeroporto das 8h. Houve relatos de queda de granizo em Uruguaiana, Santana do Livramento e Alvorada na Região Metropolitana. Em Quaraí o Inmet registrou rajadas de 81 km/h às 9h.

Nuvens carregadas próximas da Capital hoje cedo  – Tiago Tomasel

Nas próximas horas, a frente fria mantém o tempo fechado com pancadas de chuva e risco de novos TEMPORAIS em áreas do Centro, Leste e Norte/Noroeste aumentando os acumulados pluviométricos. Há risco de novos episódios de GRANIZO e rajadas de vento moderadas a fortes. Há risco de transtornos devido aos altos acumulados de chuva que poderão ocorrer nessas regiões.

Nas áreas de fronteira com o Uruguai o gradativo ingresso de ar mais seco e frio vai deixar o tempo ventoso, com risco de vento forte que vai trazer as melhorias e provocar forte queda na temperatura. A menor temperatura do dia em áreas da Metade Sul do Estado irão ocorrer hoje a noite. Projeção do modelo GFS indica para as próximas horas vento forte e queda na temperatura em Uruguaiana como mostra o gráfico abaixo.

Em Bagé também vai ventar forte nas próximas horas com previsão de tempo seco e frios nas próximas manhãs.


 Durante a noite, o vento sul predominará intenso em grande parte das áreas reduzindo a sensação térmica ao livre. Nas regiões mais próximas de Santa Catarina ainda poderá chover forte.

Anúncios