Anúncios

Frente fria trouxe pancadas isoladas de chuva do meio para o final da tarde na Grande Porto Alegre depois de horas de muito calor e abafamento | FABIANO GUTIERRES

Frente fria frequente é confundida com frio, mas não no verão. Uma frente fria divida massas de ar com características diferentes e, em regra, trazem chuva. No inverno, sistemas frontais frios dividem massas de ar quente e frio, mas no verão a regra é que separam massa de ar mais quentes de menos quentes.

Por isso, quando há a passagem de frentes frias no auge do verão, em janeiro e fevereiro, como regra os sistemas trazem apenas um alívio do calor, entretanto não deixa de fazer calor. Foi exatamente o que se viu entre domingo e hoje no Rio Grande do Sul com máximas perto de 10ºC menores que na véspera em diversas cidades, mas ainda assim altas.


De acordo com dados de estações oficiais, Quaraí saiu de 40,9ºC no domingo para 31,7ºC hoje. Uruguaiana foi de 39,5ºC ontem para 31,5ºC hoje. Santiago, máxima de 38,6ºC ontem e de 31,0ºC nesta segunda. Em Santa Maria, mudança de 38,5ºC para 32,3ºC. Em São Borja, de 38,4ºC para 31,3ºC. Em Livramento, máxima de 37,9ºC ontem e 30,0ºC hoje. São Gabriel teve máxima de 37,3ºC no domingo e 24 horas depois de 30,9ºC.

A exceção hoje ficou para a Grande Porto Alegre e outros setores do Nordeste gaúcho que só foram ter chuva mais forte pela frente no fim da tarde. Com isso, mesmo a nebulosidade tendo aumentado, as máximas nesta segunda-feira ainda chegaram a 35,2ºC em Campo Bom e 33,7ºC em Porto Alegre, menores que as da véspera de 39,4ºC e 37,0ºC, respectivamente.


A chuva na passagem da frente foi muito irregular pelo estado. Pontos do Noroeste anotaram quase 50 mm, mas a grande maioria das cidades gaúchas teve menos de 10 mm. Na Grande Porto Alegre, a chuva do final da tarde desta segunda foi forte em alguns locais e mal caiu em outros pontos.

O calor prossegue e o tempo firme passa a predominar novamente a partir desta terça. O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta terça com o avanço de ar mais seco para o território gaúcho enquanto uma frente fria se desloca pelo Paraná e Santa Catarina com chuva em diversas regiões dos dois estados. Não se descarta ainda em pontos isolados do Norte gaúcho, próximos da divisa com o estado catarinense.

Com a chegada de ar mais seco, o abafamento de hoje não se repete. O começo da manhã tem temperatura muito agradável, mas aquece rapidamente durante a manhã e a tarde será com calor ao redor ou acima de 30ºC na maioria das cidades gaúchas, e que será mais intenso no Noroeste que terá marcas de 34ºC a 36ºC. A Grande Porto Alegre registrará máximas ao redor dos 30ºC.

No restante da semana, o tempo seco e firme predomina no Rio Grande do Sul com sol mais uma vez entre quarta e sábado. A presença de ar seco garantirá noites mais amenas na segunda metade da semana, mas as tardes seguirão quentes com mais calor na Metade Oeste que enfrentará uma sequência de dias de máximas elevadas.

Anúncios