Anúncios

Um violento vendaval localizado atingiu na tarde de hoje dois bairros da cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, trazendo transtornos e danos para os moradores. Os bairros atingidos são Sayago e Peñarol, no setor Noroeste da cidade. A maioria dos bairros da capital uruguaia nada sofreu, evidenciando uma ocorrência extremamente localizada.


Os ventos foram extremamente fortes nos dois bairros, como mostram vídeos registrados por moradores. Ante a violência do vento e o caráter por demais isolados as evidências são de um microburst, ou seja, uma corrente de vento descendente muito forte.

Este tipo de fenômeno ocorre principalmente no verão porque é a época em que os dias são muito quentes e, sob a presença de umidade alta, formam-se nuvens de grande desenvolvimento vertical do tipo Cumulonimbus (Cb) que podem atingir até 15 a 20 quilômetros de altura e são capazes de gerar vento destrutivo. Hoje, a temperatura chegou a 33ºC no aeroporto de Carrasco antes da chuva.

Em sua página na internet, o National Weather Service dos Estados Unidos explica o que é um downburst – uma corrente descendente de vento violenta – que é capaz de produzir estragos e danos tão graves quanto o de um tornado pela enorme velocidade que o vento pode atingir durante os episódios deste tipo de fenômeno.

“Um downburst é uma forte e relativamente pequena área de ar rapidamente descendente debaixo de uma tempestade que pode resultar de vento muito forte em altitude sendo transportado para a superfície. Ou pode ser efeito do resfriamento muito rápido do ar com a chuva que evapora em uma atmosfera inicialmente seca. O ar mais frio e denso desce rapidamente para a superfície”, explica.

No episódio de hoje em Montevidéu, a corrente descendente muito violenta causou quedas de postes e de muitas árvores em Sayago e Peñarol. A velocidade do vento, pelos vídeos, pode ser estimada em mais de 100 km/h.

MARIANO BRUSCHI

MARIANO BRUSCHI

MARIANO BRUSCHI

MARIANO BRUSCHI

ROMINA SABANES

Embora downbursts não sejam tornados, podem causar danos equivalentes a de um tornado pequeno ou médio, afinal vento é vento. Downbursts são classificados como macrobursts ou microbursts, dependendo da extensão da área afetada pelo vento. Os danos de macrobursts se estendem horizontalmente por mais de quatro quilômetros enquanto nos microbusts os ventos destrutivos ocorrem em área inferior a quatro quilômetros.

Anúncios