Anúncios

FERNANDO OLIVEIRA

Se o ano seguir a tendência do seu primeiro dia no Rio Grande do Sul, e todos os indicativos são de que 2023 será mais quente no estado que 2022 pela influência do El Niño que deve se instalar nos próximos meses, será um ano de muitos dias de calor.

Os gaúchos enfrentaram um começo de ano tórrido. Depois de um último dia de 2022 já com calor muito intenso em que a máxima chegou a 39,1ºC em Quaraí, o 1º de janeiro de 2023 teve máximas acima de 40ºC no estado gaúcho no que foi o primeiro dia do ano de maior calor em décadas em diversas cidades gaúchas.


De acordo com dados de estações oficias, as máximas deste domingo foram de 40,9ºC em Quaraí, 39,5ºC em Uruguaiana, 38,8ºC em Alegrete, 38,6ºC em Santiago, 38,5ºC em Santa Maria, 38,4ºC em São Borja, 38,1ºC em Teutônia, 37,9ºC em Livramento, 37,8ºC em São Luiz Gonzaga e São Vicente do Sul, e 37,3ºC em São Gabriel.

Quase todas as regiões gaúchas tiveram máximas iguais ou acima de 35ºC, inclusive a Serra Gaúcha com 35,0ºC em Serafina Corrêa. Estações particulares acusaram 40,3ºC em Porto Xavier, 40,2ºC em Feliz, 39,9ºC em Feliz, 39,4ºC em Rio Pardo, 39,3ºC em Teutônia, 38,9ºC em São Leopoldo, Itaqui e Venâncio Aires, e 38,5ºC em Rosário do Sul.


A máxima de 39,4ºC em Campo Bom foi a mais alta já registrada em um 1º de janeiro desde o começo das medições na cidade em 1984. Em Porto Alegre, a máxima oficial de 37,0ºC no Jardim Botânico foi a mais elevada em dia de posse de governador desde a redemocratização em 1985. Inicialmente, as posses ocorriam em 15 de março e desde que passaram a ser em 1º de janeiro a maior máxima em dia de posse na capital tinha sido em 2019 com 36,6ºC, no primeiro mandato de Eduardo Leite.

Mas vem um alívio. Frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e provoca aumento da nebulosidade nesta segunda-feira, mas o sol chega a aparecer com nuvens no estado. O sistema frontal traz chuva muito irregular e mal distribuída.

Alguns locais podem sequer ter chuva com apenas a virada do vento. Os volumes serão baixos na maior parte dos municípios. Chuva forte apenas em pontos localizados com risco de tempestades isoladas de vento e granizo.

Antes da chegada da frente ainda estará quente e abafado, mas as máximas não sobem tanto quanto hoje, mas ainda ficam ao redor ou acima de 30ºC em diversas cidades. No Litoral Norte, na região de Torres, entretanto, a segunda-feira será por demais quente.

A temperatura declina com a chuva, mas se instala abafamento com a maior umidade. No decorrer da semana que vem, o calor segue mais forte no Oeste enquanto a faixa Leste terá dias mais agradáveis e de menos calor.

Anúncios