Um evento de rio atmosférico, acompanhado por um ciclone bomba, atingiu a costa oeste dos EUA, causando graves danos e enchentes. O ciclone, com pressão central de 945 hPa, trouxe ventos com força de furacão e chuvas intensas, resultando em inundações, quedas de energia e mortes.
Quatro pessoas morreram—duas em Washington devido à queda de árvores e duas na Califórnia por inundações e agitação marítima. Mais de 1 milhão de clientes ficaram sem energia elétrica e os reparos continuam. Em Washington, 51.700 clientes ainda estavam sem energia até este domingo.
A tempestade trouxe chuvas recordes para a Califórnia, com Santa Rosa registrando 322 mm em três dias, superando o recorde anterior de 2021. A área de Cazadero recebeu 543,4 mm.
Inundações isolaram cerca de 300 pessoas em Santa Rosa e levaram a inúmeros resgates aquáticos. Também ocorreram deslizamentos, com quase 20 incidentes entre 22 e 23 de novembro, incluindo rodovias bloqueadas e acidentes por quedas de rochas.
Os ventos atingiram rajadas de 158 km/h no Condado de Humboldt e 206 km/h no cume de Palisades Tahoe. Árvores caíram, incluindo uma de 18 metros em São Francisco, que danificou um carro.
Nevou intensamente na Sierra Nevada, com Castle Peak recebendo metros de neve. O rio Russian em Guerneville transbordou, causando mais inundações.
A Puget Sound Energy descreveu a tempestade como comparável a um furacão, com danos extensos em sistemas de transmissão de energia em áreas remotas, dificultando os reparos.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.