A MetSul Meteorologia alerta para a probabilidade de muita chuva em parte da Região Nordeste do Brasil com acumulados que, em algumas áreas, podem ser significativos com risco de transtornos para a população como alagamentos e inundações repentinas.
O mapa acima mostra a projeção de chuva para sete dias do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas.
Como se observa no mapa, a chuva deve aumentar principalmente no estado da Bahia com as precipitações afetando a maioria das regiões do território baiano durante o período de prognóstico. Os volumes em muitas áreas devem ficar entre 50 mm e 100 mm com marcas isoladamente superiores.
Salvador, por exemplo, tem um fim de semana chuvoso e a tendência é a instabilidade persistir com momentos de chuva moderada a forte. A capital baiana terá vários dias de instabilidade ainda pela frente com a chuva cedendo no meio da semana.
Os dados indicam ainda o risco de chover forte nos próximos dias na área costeira e zona da Mata nos estados de Sergipe e parte de Alagoas. Com isso, cidades como Aracajú poderão enfrentar momentos de chuva mais forte entre segunda e terça-feira.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.