Anúncios

Chuva se concentrou nesta segunda-feira no Oeste do Rio Grande do Sul e nesta terça-feira vai atingir as demais regiões gúchas com possibilidade de ser moderada a forte em alguns pontos no decorrer do dia | ALESSANDRO ROSSINI/ARQUIVO METSUL

A chuva retornou nesta segunda ao Rio Grande do Sul com a chegada de uma frente fria. A atuação do sistema frontal mais a Oeste do estado fez com que as Metades Oeste e Leste do território gaúcho experimentassem uma realidade meteorológica distinta durante o dia. A Oeste teve chuva e queda de temperatura. A Leste, embora o aumento de nuvens, teve calor e abafamento.

A temperatura em estações oficiais às 15h era de apenas 19,5ºC em Santiago, 20,8ºC em Quaraí, 20,9ºC em Livramento e 21,3ºC em São Luiz Gonzaga. No mesmo horário, os termômetros indicavam 30,0ºCem Camaquã e 30,7ºC em Campo Bom.

As máximas do dia atingiram 31,6ºC em Campo Bom, 30,6ºC em Camaquã e 30,3ºC em Teutônia. Em Cambará do Sul, cidade tradicionalmente fria pela altitude a 1.000 metros, foi a 28,2ºC ao passo que a normalmente quente Uruguaiana não passou de 24ºC durante a tarde de ontem.

As marcas baixas à tarde para esta época do ano no Oeste decorreram justamente da instabilidade na região. O Oeste foi a área do Rio Grand do Sul que somou os maiores volumes de chuva nesta segunda-feira. Os acumulados de precipitação até o fim da tarde eram de 39 mm em Quaraí, 25 mm em São Borja, Uruguaiana e Santiago, 24 mm em São Vicente do Sul e 18 mm em Livramento.

Com o deslocamento da frente fria pelo Rio Grande do Sul nesta terça, a chuva alcança cidades que passaram a segunda-feira sem precipitação e trazendo queda de temperatura. A chuva tende a se concentrar mais nas Metades Norte e Leste do estado gaúcho, o que inclui Porto Alegre e a área metropolitana que devem ter uma terça-feira de tempo chuvoso.

Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta terça-feira com o deslocamento da frente fria pelo estado. O sistema frontal traz chuva para a maioria das regiões, com exceção de uma parte do território gaúcho mais a Oeste, como nas áreas de Uruguaiana, Quaraí e Itaqui.

Nas demais regiões, onde a instabilidade predomina, chove ao menos em parte do dia e em alguns pontos com intensidade moderada a forte. O risco de temporais não é alto e qualquer ocorrência deve ser muito isolada.

Com a instabilidade, a terça-feira terá temperatura menor na maioria das localidades gaúchas e sem o abafamento de hoje. Todas as regiões do Rio Grande do Sul terão uma terça-feira com temperatura máxima abaixo do que é normal para esta época do ano.

Na quarta-feira, o tempo firma na maior parte do Rio Grande do Sul e o sol aparece com nuvens na maioria das áreas, entretanto se espera que em pontos do Leste e do Nordeste do estado ainda ocorram momentos com maior nebulosidade e probabilidade de períodos de chuva e garoa à medida que o sistema frontal começa a deixar o território gaúcho.

Como consultar os mapas

Todos os mapas de chuva neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.