O clima de verão começa a se instalar na Argentina com previsão de calor neste fim de mês em grande parte do território argentino. A tendência indicada pelos modelos numéricos aponta um final de novembro com temperatura acima da média na maioria das províncias do país e muito acima da média em algumas.

Áreas de alta pressão devem dominar a Argentina agora na última semana de novembro, o que vai trazer dias de sol e favorecer uma progressiva elevação da temperatura com tardes de calor do Sul ao Norte argentino e marcas muito elevadas nos termômetros na região patagônica.

De acordo com os modelos numéricos, os últimos dias de novembro devem ter temperatura especialmente elevada em províncias mais ao Sul e o Oeste do território argentino, como nas regiões do Cuyo e da Patagônia.

Isso deve fazer com que cidades de Mendoza, Neuquén, San Juan, Rio Negro e Chubut tenham temperatura muito acima da média nos últimos dias do mês. Mesmo localidades da fria Terra do Fogo devem ter temperatura superior ao normal para o mês de novembro.

Muitas cidades da região patagônica devem ter temperatura acima de 30ºC, o que inclui a área de Bariloche, apesar da altitude. Pontos da Patagônia, em Neuquén, podem atingir máximas de 37ºC a 38ºC. Em Mendoza, as máximas devem atingir valores perto de 40ºC.

Já no Norte e no Nordeste da Argentina, em províncias que fazem fronteira com o Sul do Brasil, como Misiones e Corrientes, espera-se calor dentro da normalidade para esta época do ano com maior aquecimento a partir do final desta semana, quando as tardes passam de novo a ser de calor depois da frente fria deste começo de semana.

Na capital Buenos Aires, a temperatura estará em forte elevação nos próximos dias. Os dados dos modelos numéricos apontam máximas acima de 30ºC a partir de quinta-feira e que seguirão ao menos até terça-feira da semana que vem. Na Grande Buenos Aires, o calor será mais intenso com máximas de até 32ºC a 34ºC.

Uma frente fria deve passar pelo Centro da Argentina ao redor da virada do mês e que vai ser seguida por uma massa de ar frio, o que deve resultar em um começo de dezembro com dias de temperatura mais agradável em Buenos Aires e outras províncias argentinas.