Anúncios

O tempo começou a mudar no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira por efeito de uma frente fria. Chove desde cedo em algumas regiões gaúchas com o avanço do sistema frontal que não é de forte intensidade. A instabilidade se concentrou na primeira metade desta segunda na Metade Oeste gaúcha.

Conforme dados de estações oficiais, os acumulados de chuva até o final da manhã não eram altos na maioria das medições. Estações registravam 25 mm em São Borja, 23 mm em São Vicente do Sul, 21 mm em Alegrete, 19 mm em Quaraí, 17 mm em Livramento, 17 mm em Uruguaiana, 12 mm em Alegrete e 8 mm em São Luiz Gonzaga.

A chuva começava a atingir também alguns pontos mais ao Sul do Rio Grande do Sul e da área da Campanha com volumes de 3 mm em Dom Pedrito e 2 mm no Chuí. Nas demais regiões do estado, a chuva ainda não havia chegado e se registrava aumento da nebulosidade com tempo abafado.

A tendência nas próximas horas é de a instabilidade avançar para as demais regiões do Rio Grande do Sul com a chuva chegando até o fim do dia na maioria das localidades gaúchas, mas é possível que em alguns pontos as precipitações somente passem a ser registradas nesta terça.

O risco de tempo severo é baixo, uma vez que a frente fria é de fraca atividade, entretanto não se descarta que da tarde para a noite desta segunda-feira se formem nuvens carregadas em pontos isolados pelo aquecimento que podem provocar trovoadas com chuva localmente forte e ocasional risco de granizo ou vento forte.

Volumes de chuva

A chuva será generalizada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina neste evento de instabilidade deste começo da semana, contudo as precipitações tendem a ser irregulares na distribuição espacial com uma grande variabilidade de volumes de um ponto para outro.

Há a tendência de algumas áreas terem volumes de chuva altos entre hoje e amanhã, na ordem de 50 mm a 100 mm, mas os modelos numéricos analisados pela MetSul discrepam muito sobre quais áreas receberiam mais chuva.

Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva dos modelos WRF de alta resolução e do alemão Icon, inicializados à 0Z de hoje, com a tendência de precipitação para 72 horas. Tanto no Icon como no WRF se observa a tendência de em algumas cidades chover pouco com índices pluviométricos inferiores a 10 mm enquanto algumas podem ter marcas tão altas quanto 75 mm a 100 mm.

Em Porto Alegre e região metropolitana, onde a chuva deve chegar mais tardiamente em relação às áreas mais ao Oeste e Sul, o tempo vai estar mais instável nesta terça com várias horas de tempo chuvoso e períodos em que não se descarta que a chuva possa ser mesmo moderada a ocasionalmente forte.

Como consultar os mapas

Todos os mapas de chuva neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.

Anúncios