Torcedores que estiveram no jogo inaugural da Copa do Mundo entre Catar e Equador reclamaram da sensação de frio dentro do estádio que conta com sistema de resfriamento | MANAN VATSYAYANA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A sensação foi de frio para os mais de 67.000 torcedores que lotaram o Estádio Al Bayt na brisa da noite de abertura da Copa do Mundo na cidade litorânea de Al Khor, no Catar. A noite amena, tornada fria pelo ar condicionado do estádio ao ar livre, deixou alguns fãs desejando ter vestido roupas mais quentes.

“Na verdade, está muito frio”, disse Faisal Rasheed, um torcedor do Catar de 40 anos que veio para ver o país anfitrião enfrentar o Equador após a cerimônia de abertura de sete atos. Vestindo um moletom marrom na cor da bandeira nacional do Catar e uniforme, Rasheed disse que o ar-condicionado estava “funcionando bem”, mas se perguntou se era necessário na noite ventosa do deserto.

O Catar perdeu a partida por 2 a 0 em uma noite em que a temperatura externa chegou a 23ºC. A Copa do Mundo está sendo realizada nos meses de inverno, em vez da tradicional janela de junho a julho, depois que os organizadores mudaram a data do evento em 2015, cinco anos depois que o Catar conquistou os direitos de sediar, devido a preocupações sobre como torcedores e jogadores se sairiam sob o calor escaldante do verão do país.


O Catar gastou bilhões construindo sete estádios da Copa do Mundo ao ar livre com ar-condicionado. Os organizadores alardearam a tecnologia por trás dos sistemas de refrigeração no longo período que antecedeu o torneio, dizendo repetidamente que as temperaturas nas arquibancadas e no campo de jogo ficariam em torno de 20ºC, independentemente das condições externas.

O 974 Stadium em Doha é o único local que não será refrigerado, mas sediará apenas partidas noturnas. O Estádio Al Bayt, em forma de tenda beduína, possui uma estação de resfriamento que envia água gelada para várias unidades de tratamento de ar dentro do local. Parte da água usada no processo de resfriamento é água residual reciclada, disse o engenheiro do estádio Saud Ghani.

Mario Sanchez, um torcedor norte-americano de 33 anos, disse que viajou de Chicago para o Catar para assistir a 28 das 64 partidas do torneio. “Na verdade, está meio frio esta noite”, disse Sanchez, “mas isso é porque está realmente ventando”.


Ele disse que o teste real da tecnologia de refrigeração dos ambientes nos estádios provavelmente acontecerá nesta segunda-feira, durante a primeira partida diurna, entre Inglaterra e Irã, às 16h (horário local) ou 10h, hora de Brasília. “Vamos ver como será”, disse Sanchez.