Anúncios

O fim de semana foi marcado pelo forte calor no Rio Grande do Sul com temperaturas típicas do auge do verão. As máximas passaram dos 35ºC no estado com o aquecimento mais intenso concentrado em cidades da Metade Oeste gaúcha, onde em alguns locais as máximas ficaram perto de 38ºC.

No sábado, a região mais quente do estado gaúcho foi o Oeste com máximas de 37,6ºC em Quaraí, 37,2ºC em Uruguaiana, 36,7ºC em São Borja e 36,1ºC em Alegrete. Fez muito calor também em locais do Noroeste com 36,7ºC em Santo Antônio das Missões e 35,3ºC em Santa Rosa. Hoje, as máximas atingiram à tarde nas estações oficiais 35,8ºC em Quaraí, 35,7ºC em São Gabriel, 35,6ºC em Alegrete e 35,0ºC em Teutônia.

Na Grande Porto Alegre, as máximas foram de 34,1ºC no sábado e 34,6ºC hoje, ambas em Campo Bom. Já em Porto Alegre, os termômetros indicaram na estação automática do Jardim Botânico máximas de 32,1ºC ontem e 32,4ºC neste domingo.

A MetSul prevê que a onda de calor que atinge há vários dias o Rio Grande do Sul vai chegar ao fim neste começo de semana com um episódio de instabilidade que trará chuva e risco de alguns temporais isolados pela atuação de uma frente fria e um centro de baixa pressão.

A mudança do tempo se dá nesta segunda em diversas regiões com chuva e temporais isolados, mas ainda parte do estado terá um dia quente e abafado, embora sem as máximas tão altas registradas durante os últimos dias.

O sol chega a aparecer com nuvens nesta segunda-feira em diversas regiões gaúchas, mas a nebulosidade aumenta muito no estado no decorrer do dia. Áreas de instabilidade vão atuar desde cedo com chuva em pontos a partir do Oeste e ao longo desta segunda-feira novas nuvens de chuva se formam sobre o território gaúcho e trarão precipitação para todas as regiões até o fim do dia.

A chuva, contudo, será irregular no Rio Grande do Sul. Em alguns pontos, vai chover pouco ou nada enquanto em outros pode chover forte. Não se pode descartar o risco de temporais de caráter isolado de vento forte e granizo.

Uma vez que a instabilidade vai avançar a partir do Oeste, onde deve chover desde cedo, são esperadas temperaturas abaixo da média na Metade Oeste nesta segunda à tarde. Já no setor Nordeste do Rio Grande do Sul, pelo cenário pré-frontal, fará ainda calor com marcas acima da média na Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte.

Com a passagem da frente fria, ar menos quente vai passar a atuar sobre o território gaúcho e as tardes não terão temperatura tão alta ao longo da semana. Em Porto Alegre, por exemplo, entre terça e sábado a tendência é que a temperatura não consiga bater nos 30ºC. Com chuva, a tarde da terça deve ter temperatura abaixo da média na capital.

No Oeste e no Noroeste gaúcho, ao contrário, a partir de quinta-feira as máximas devem retomar valores mais elevados e acima dos 30ºC com previsão de muito calor na região no final desta semana. Com isso, cidades como Uruguaiana, São Borja, São Luiz Gonzaga e Santa Rosa devem ter calor novamente na segunda metade da semana.

O que se denomina de verão climático (trimestre dezembro a fevereiro) começa em dez dias, assim é absolutamente normal que gradualmente o calor comum da estação se instale com um aumento da frequência de tardes quentes depois de um início de novembro incrivelmente atípico que teve muito frio, geada e neve inédita no Sul do Brasil na época do ano.