Anúncios

O Sul do Brasil experimentou um sábado sob influência de circulação de umidade marítima que está influenciando setores mais a Leste, perto da costa, dos três estados da região com nuvens e instabilidade em diferentes pontos. Já locais mais a Oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão com tempo aberto e amplos períodos de céu claro.

Imagem de satélite do final da manhã de sábado no Sul do Brasil | METSUL

A circulação de umidade que vem do mar deixou o dia com abundante nebulosidade no Leste de Santa Catarina e do Paraná, onde choveu em diversos pontos. Como esperado e alertado pela MetSul Meteorologia, choveu muito em pontos do Nordeste catarinense. O acumulado em 24 horas até 18h do sábado foi de 132 mm em Schroeder e 93 mm em Joinville.


No Rio Grande do Sul, o tempo firme predominou. Como previsto, choveu em pontos situados na encosta dos Aparados da Serra junto ao Litoral Norte e o Sul de Santa Catarina como em São José dos Ausentes e Cambará do Sul. Por outro lado, o sol apareceu nas praias com nuvens e a tarde foi muito proveitosa em Torres.

Embora a esmagadora maioria dos modelos numéricos não indicasse chuva mensurável em Porto Alegre, muitas nuvens avançaram do mar para o continente no Leste gaúcho durante a manhã.

Com isso, nuvens mais carregadas se alternaram com sol na capital na parte da manhã e chegou a ocorrer chuva isolada e passageira, o que surpreendeu. Os acumulados, obviamente, foram baixos e não passaram de 1 mm nos locais em que mais choveu, sendo que em alguns pontos sequer houve precipitação.

À tarde, o tempo esteve muito mais aberto e as nuvens carregadas foram embora de Porto Alegre. O que entrou em cena foi o vento que soprou por vezes moderado e com rajadas. Dados do aeroporto Salgado Filho indicaram rajadas de 52 km/h. No Vale do Sinos, as rajadas à tarde igualmente atingiram 50 km/h.

Previsão para o domingo

O domingo terá a presença do sol na maior parte do Rio Grande do Sul, mas acompanhado de nuvens na grande maioria das localidades gaúchas. Períodos de maior nebulosidade em pontos do Leste do estado, onde, assim como no sábado, não se afasta instabilidade isolada e breve.

Não se descarta ao longo do dia chuva junto aos morros mais ao Norte do litoral gaúcho, juntos aos Campos de Cima da Serra, e de forma isolada no Norte do estado na segunda metade do dia.

O domingo começa com temperatura agradável, mas rapidamente aquece e a tarde será de calor na maior parte dos municípios com máximas de até 30ºC na Grande Porto Alegre e de 35ºC a 36ºC no Noroeste gaúcho.

Chuva orográfica e volumosa

A MetSul reforça o alerta sobre chuva volumosa em pontos do Leste e do Nordeste de Santa Catarina assim como do Leste do Paraná neste domingo. Os acumulados podem ficar entre 50 mm e 100 mm, e isoladamente até mais, somente neste domingo em algumas localidades.

Projeção de chuva para este domingo do modelo Icon | METSUL

Estas regiões devem ter chuva de natureza orográfica. A umidade que vem do oceano, transportada pelo vento, ao encontrar a barreira do relevo da Serra, ascende na atmosfera e encontra temperatura mais baixa. Isso leva à condensação e à ocorrência de chuva induzida pelo relevo.

Episódios de chuva orográfica são de alto risco porque costumam trazer acumulados de precipitação localmente muito altos e que não raro até acabam superando as projeções dos modelos numéricos, com elevados volumes em poucas horas com pancadas por vezes torrenciais.

Anúncios