Anúncios

Calor aumenta nos próximos dias no Rio Grande do Sul | DENIS GOERL

O Rio Grande do Sul teve uma tarde de calor nesta sexta-feira com máximas acima dos 35ºC em algumas localidades. A previsão da MetSul Meteorologia é de que o calor tende a aumentar nos próximos dias no estado com máximas que podem atingir 37ºC a 38ºC em alguns pontos do estado gaúcho.

A maior máxima na rede oficial do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira foi de 34,8ºC na cidade de Uruguaiana. Fez ainda 34,1ºC em Santa Rosa, 33,9ºC em São Borja em Quaraí, e 33,7ºC em São Luiz Gonzaga.


Já estações automáticas particulares apontaram nesta sexta máximas de 35,2ºC em Santa Rosa, 35,0ºC em Santo Antônio das Missões e São Borja, 33,9ºC em Itaqui, 33,6ºC em Rosário do Sul e 33,3ºC em Maçambará.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul mais uma vez neste sábado, entretanto sem o céu claro de hoje em quase todos os municípios gaúchos. Apesar de algumas áreas terem ainda momentos de céu limpo, nuvens devem aparecer na maior parte das cidades gaúchas.


A Metade Leste deve ter maior presença de nebulosidade que vai avançar do mar para o continente. Pode até chover em áreas de encosta junto ao litoral de Cambará do Sul e Ausentes, na divisa com Santa Catarina, mas apenas neste pequeno trecho do estado.

O dia começará ameno e a tarde será quente com forte calor no Oeste e no Noroeste. A maior parte dos municípios gaúchos terá uma tarde com máximas perto ou acima de 30ºC. Porto Alegre deve ter máxima entre 29ºC e 30ºC, mas na Metade Oeste máximas acima de 30ºC serão generalizadas.

A grande massa de ar seco e quente que vem trazendo máximas de 40ºC no interior argentino influenciará o tempo no Rio Grande do Sul neste fim de semana e no começo da semana que vem com elevação gradual da temperatura, mas sem os extremos do país vizinho.

A temperatura sobe mais nos próximos dias no estado com a massa de ar quente. As regiões que mais devem esquentar no Rio Grande do Sul são o Oeste e o Noroeste do Rio Grande do Sul, tradicionalmente as de maior temperatura conjuntamente com os vales

No Oeste, a região de Uruguaiana e Quaraí pode ter 34ºC a 35ºC de temperatura máxima agora neste fim de semana, 35ºC a 36ºC na segunda, 35ºC a 37ºC na terça e 36ºC a 38ºC na quarta-feira da semana que vem, momento em que se projeta o ápice do calor.

Já no Noroeste, a região de Santa Rosa e de São Luiz Gonzaga terá 34ºC a 36ºC de máximas em algumas cidades durante as tardes deste fim de semana, e 35ºC a 37ºC na segunda, terça e quarta-feira da próxima semana, quando se espera maior aquecimento.

A Grande Porto Alegre também deve experimentar elevação da temperatura nos próximos dias, mas sem a mesma intensidade prevista mais a Oeste. A previsão para a área metropolitana é de máximas de 30ºC a 31ºC neste fim de semana e na segunda, 31ºC a 32ºC na terça e 30ºC a 31ºC na quarta.

Anúncios