Anúncios

São Paulo amanheceu hoje com 11,9ºC na estação do Mirante de Santana em sábado que começou muito frio para esta época do ano na cidade | Rovena Rosa/Agência Brasil/EBC

A cidade de São Paulo e a Grande São Paulo registraram mínimas típicas do auge do inverno em plena metade de novembro neste sábado, assim como antecipava a MetSul Meteorologia em seu prognóstico. As mínimas muito abaixo do normal para esta época do ano ocorreram por conta de uma massa de ar frio de trajetória marítima e de grande intensidade que avançou pelo Atlântico e chegou à Região Sudeste.

A temperatura mínima deste sábado na estação do Mirante de Santana, do Instituto Nacional de Meteorologia, e que serve de referência na climatologia histórica da cidade de São Paulo foi de apenas 11,9ºC. Já a estação do órgão em SESC-Interlagos, no Sul da capital paulista, acusou mínima de 12,3ºC.


Mínimas ainda menores que as registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia ocorreram em locais monitorados por estações do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), da Prefeitura de São Paulo. Os termômetros indicaram 9,5ºC em São Mateus, 10,4ºC em Marsilac, 10,5ºC em Capela do Socorro, 10,8ºC em Parelheiros e Riacho Grande, 11,1ºC em Santana do Paranaíba, 11,2ºC na Freguesia do Ó, 11,3ºC em Mauá, 11,4ºC em Perus e Vila Formosa, 11,6ºC em Vila Prudente e Vila Maria, e 11,7ºC em Pinheiros.

Frio em São Paulo foge ao normal de novembro

Em contexto climatológico, as mínimas de hoje ficaram muito abaixo do que é normal para esta época do ano na climatologia de novembro da cidade de São Paulo. A média mínima histórica de 1981-2010 na estação de Mirante de Santana em novembro é de 17,3ºC, logo a marca de hoje ficou 5,4ºC abaixo da normal histórica. A marca de 11,9ºC foi inferior às médias mínimas históricas de julho, no auge do inverno, de 12,3ºC, junho de 13,0ºC e agosto de 13,1ºC.

Previsão do tempo para São Paulo

A despeito das noites frias, os dias devem ser agradáveis. A máxima neste sábado na cidade de São Paulo deve alcançar ou passar um pouco dos 20ºC e o domingo pode ter 24ºC ou até mais em alguns bairros. O sol aparece com nuvens neste fim de semana e amanhã, dia do Grande Prêmio de Fórmula 1, o tempo vai estar mais aberto.


Na segunda, mesmo com a massa de ar frio mais fraca, a temperatura na madrugada ainda será muito baixa para esta época do ano, devendo se situar ao redor dos 12ºC ou 13ºC. O tempo mais aberto e seco favorecerá o resfriamento. A tarde por sua vez pode ter máxima de 26ºC ou 27ºC.

Com sucessivas massas de ar frio de trajetória oceânica, não há expectativa tão cedo de dias de forte calor ou períodos prolongados de temperatura elevada na capital paulista. O fenômeno La Niña, que atua desde o mês passado, favorece uma maior frequência de massas de ar frio, o que acaba resultando em dias muito amenos na capital paulista nesta primavera atípica.

Anúncios