Anúncios

Imagem de satélite da tarde deste sábado mostra a frente fria avançando pelo Centro da Argentina com intensas tempestades

Frente fria avança neste sábado por províncias centrais da Argentina com tempestades fortes a severas. O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) colocou diversas províncias sob alertas amarelo e laranja por conta do risco de tempo severo. O risco maior de temporal concentra-se em Córdoba, Santa Fé, parte de Entre Ríos, Santiago del Estero e na província de Buenos Aires.

De acordo com o SMN, “a área será afetada por fortes tempestades ou localmente severas, que podem ser acompanhadas por fortes rajadas de vento, abundante chuva em curto período, intensa atividade elétrica de raios e granizo”.


O aviso oficial do Serviço Meteorológico Nacional antecipa a ainda que devem ser esperados valores de precipitação acumulada entre 50 mm e 80 mm e que em alguns pontos devem ser mais altos.

As tempestades afetam hoje mais o Centro da Argentina e amanhã devem castigar pontos do Norte e do Nordeste do país como Corrientes, Catamarca, Chaco e Tucumán.

Temporais castigavam na tarde deste sábado vários pontos de províncias centrais da Argentina com granizo e vendavais. Em Córdoba, as pedras de granizo atingiram grande tamanho em Las Bajadas, em Córdoba.

É muito alto o risco de chuva intensa e tempestades fortes a severas entre a noite de hoje e o começo do domingo na região da cidade de Buenos Aires assim como em muitos pontos de Santa Fé e Entre Rios, incluindo a cidade de Rosário. A chuva pode ser muito intensa com alagamentos.

No Uruguai, a chuva atinge mais o Litoral Oeste do país e o Sul, entretanto a instabilidade mais forte é prevista para o Sudoeste uruguaio como em Colonia e Soriano.

Há risco de temporal pela frente fria no Rio Grande do Sul?

Todos os dados analisados pela MetSul indicam que a instabilidade mais intensa deve migrar pelo Norte e o Nordeste da Argentina neste domingo com possibilidade de formação de um sistema convectivo de mesoescala, um aglomerado de nuvens carregadas que traz chuva forte e temporais,


No Rio Grande do Sul, ao contrário, a frente fria perderia muita força e organização ao chegar ao Estado. Trará aumento de nebulosidade em todas as regiões ao longo deste domingo, mas chuva em poucas áreas. Pode chover de forma irregular e com baixos volumes em pontos do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho com maior probabilidade no Oeste.

No geral, o domingo no estado gaúcho deve ser de sol e nuvens com aumento da cobertura de nebulosidade. Em razão da maior presença de nuvens e instabilidade, a temperatura se elevará menos no Oeste e no Sul. Na Grande Porto Alegre, porém, a tarde será de calor com máximas de até 32ºC a 33ºC no Vale do Sinos.

Anúncios