Anúncios

Mínimas previstas para este fim de semana na cidade de São Paulo são equivalentes à média histórica das mínimas de julho | Roberto Parizotti/Fotos Públicas

A cidade de São Paulo terá madrugadas de auge do inverno em pleno metade do mês de novembro durante este fim de semana, antecipa a MetSul Meteorologia. Uma massa de ar frio de trajetória oceânica que chegou ao Sudeste do Brasil já derrubou a temperatura e, com tempo mais aberto, as madrugadas vão registrar resfriamento mais acentuado neste fim de semana.

A previsão do tempo para São Paulo amanhã da MetSul indica temperatura mínima ao redor de 11ºC, dentro de um intervalo de prognóstico de 10ºC a 12ºC em uma cidade de muitos microclimas. Já para o domingo, a previsão é de mínima em torno de 11ºC a 13ºC.


Em bairros da zona Sul da capital paulista, onde a densidade populacional e a urbanização são menores, como em Parelheiros, as mínimas podem ser ainda menores conforme a cobertura de nuvens. Isso porque se trata de uma massa de ar frio oceânica e não continental, o que favorece infiltração de umidade marítima e pode trazer nuvens baixas para o Sul da capital paulista no período noturno, frustrando resfriamento mais acentuado.

Para se ter ideia de como o frio previsto para o fim de semana na cidade de São Paulo foge ao normal, o nosso prognóstico está a indicar mínimas tão baixas quanto 10ºC a 12ºC, sendo que a média mínima histórica de 1981-2010 na estação de Mirante de Santana em novembro é de 17,3ºC. As mínimas prognosticadas estão próximas da mínima média histórica do mês de julho, no auge do inverno, que é de 12,3ºC. Junho tem mínima média no Mirante de 13,0ºC e agosto 13,1ºC.

Trata-se de uma incursão de ar frio muito forte para esta época do ano. A temperatura no nível de 850 hPa (1.500 metros de altitude), que não é o valor em superfície, neste sábado vai estar na cidade de São Paulo em 8ºC. É uma temperatura neste nível da atmosfera muito abaixo do que se costuma registrar nesta época do ano, o que acaba se refletindo em superfície.

A despeito das noites frias, os dias devem ser agradáveis. A máxima neste sábado na cidade de São Paulo deve alcançar os 20ºC e o domingo pode ter 24ºC ou até mais em alguns bairros. O sol aparece com nuvens neste fim de semana, mas o sábado ainda terá períodos de maior nebulosidade. No domingo, dia do Grande Prêmio de Fórmula 1, o tempo vai estar mais aberto.


Na segunda, mesmo com a massa de ar frio mais fraca, a temperatura na madrugada ainda será muito baixa para esta época do ano, devendo se situar ao redor dos 12ºC ou 13ºC. O tempo mais aberto e seco favorecerá o resfriamento. A tarde por sua vez pode ter máxima de 26ºC ou 27ºC.

Com sucessivas massas de ar frio de trajetória oceânica, não há expectativa tão cedo de dias de forte calor ou períodos prolongados de temperatura elevada na capital paulista. O fenômeno La Niña, que atua desde o mês passado, favorece uma maior frequência de massas de ar frio, o que acaba resultando em dias muito amenos na capital paulista nesta primavera atípica.

Anúncios