Anúncios

Previsão do tempo para o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 neste ano é de temperatura atipicamente baixa para esta época do ano na capital paulista com menor nebulosidade no segundo treino livre e a presença do sol no GP do domingo em Interlagos | NELSON ALMEIDA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O Grande Prêmio São Paulo, anteriormente denominado GP Brasil, deve ser disputado sem a chuva que muitas vezes ajudou pilotos brasileiros nas pistas de Interlagos com cenas históricas e memoráveis da corrida sendo despejada sob água na capital paulista. A previsão do tempo para a etapa da Fórmula 1 neste ano é muito melhor que em anos anteriores e condições até atípicas para novembro.

Esta sexta-feira começou com garoa e chuva leve na zona Sul de São Paulo, onde está situado o autódromo José Carlos Pace ou Interlagos. A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia em SESC-Interlagos registrou 14,1ºC no começo do dia e uma máxima de apenas 18,3ºC, muito baixa para esta época do ano.


Nesta antevéspera da corrida, o heptacampeão mundial Lewis Hamilton, da equipe Mercedes, foi o mais rápido no primeiro treino livre para o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. O corredor inglês fez a melhor volta em 1m09s050, seguido pelo líder do campeonato em 2021, Max Verstappen, da Red Bull, que foi 0s367 mais lento.

Treino livre do sábado com temperatura baixa

O sábado em Interlagos terá o segundo treino livre entre 12h e 13h assim como a corrida sprint das 16h30 até 17h. A massa de ar frio que chegou ao Sudeste do Brasil ganha força no estado de São Paulo e o dia mais uma vez será de temperatura baixa. A madrugada será muito fria na capital paulista com mínimas entre 10ºC e 12ºC em muitos bairros enquanto a tarde deve ter máxima um pouco mais alta do que nesta sexta-feira, ao redor de 20ºC, mas ainda assim abaixo do que é normal para esta época do ano.

A previsão do tempo da MetSul é que a nebulosidade neste sábado na área de Interlagos diminua em relação a hoje e o sol pode aparecer com nuvens. Mesmo assim, períodos de maior nebulosidade com céu nublado devem ocorrer em alguns momentos do dia. A presença do ar frio oceânico favorece infiltração de umidade marítima com nuvens baixas na zona Sul da cidade de São Paulo. A nebulosidade, aliás, deve ser predominantemente baixa com escassa nebulosidade média ou alta. Com isso, algum chuvisco isolado ou passageiro não pode ser afastado, mas a chance não é alta.


Grande Prêmio domingo deve ter sol

O dia mais importante e esperado deverá ter condições do tempo favoráveis no Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1. O perfil da atmosfera estará mais seco e a nebulosidade será menor com a presença do sol tanto de manhã quanto à tarde, mas acompanhado de nuvens esparsas.

A temperatura mínima em São Paulo deve ficar entre 10ºC e 12ºC em diferentes bairros ao passo que a tarde será muito agradável com máximas ao redor de 24ºC e 25ºC. No momento da prova, entre 14h e 16h, a temperatura na área do autódromo deve se situar em torno de 22ºC a 23ºC, mas com o sol o público e os automobilistas terão a percepção de temperatura mais alta.

Anúncios