Anúncios

Carros submersos nas ruas da cidade de Rocha na manhã desta segunda-feira pela chuva extrema trazida pelo ciclone | Redes sociais

Volumes muito altos de chuva foram registrados em pontos do Sul e do Leste do Uruguai desde ontem com o aprofundamento de um centro de baixa pressão atmosférica sobre o país. Houve o registro de precipitações isoladamente extremas com muito altos volumes em curto período. Os departamentos mais atingidos foram Soriano, Rocha e Colonia.


Boletim do Instituto Uruguaio de Meteorologia informa que o maior acumulado de chuva em 24 horas até 7h da manhã desta segunda-feira foi na cidade de Rocha, no departamento de Rocha, que faz fronteira com o Extremo Sul do Rio Grande do Sul.

A estação meteorológica registrou 125,3 mm, a maior parte deste volume em muito curto intervalo, o que fez com que a cidade começasse a manhã de hoje inundada.

Os registros do Inumet apontaram ainda 115 mm em Nueva Helvecia (Colonia), 114 mm em El Cerro (Colonia), 106 mm em Ombúes de Lavalle (Colonia), 94,8 em La Paloma (Rocha), 91 mm em Cardona (Soriano) e 85 mm em Agraciada (Soriano). Cidades de Soriano e Colonia, assim como Rocha, também sofreram com alagamentos.

A MetSul havia alertado que o Sul e o Leste do Uruguai poderiam registrar precipitações excessivas. A causa é um centro de baixa pressão que se aprofundou sobre o território uruguaio ontem e hoje deu origem a um ciclone extratropical na costa do país. O sistema ainda favoreceu tempestades na Argentina e Paraguai.

O Leste do Uruguai está sob a circulação ciclônica que traz chuva forte a intensa isolada. Valores de pressão de apenas 994 hPa eram observados em pontos do litoral uruguaio na manhã desta segunda-feira. Ontem, a cidade de Buenos Aires teve o maior volume de chuva em três anos pela atuação deste ciclone que começava a se aprofundar.

No Rio Grande do Sul, o risco de chuva localmente forte hoje pela circulação ciclônica é maior no Extremo Sul do Estado, nas áreas do Chuí e de Santa Vitória do Palmar, mas na esmagadora maioria das cidades gaúchas não chove hoje. O ciclone no mar traz vento por vezes moderado e com rajadas no Sul e no Leste gaúcho, incluindo a região de Porto Alegre.

Anúncios